Três etapas de uma só vez na Volta Norte-Mineira de Ciclismo

NO TOTAL, prova terá 185 quilômetros em dois dias, com participantes de Minas, Rio, São Paulo e do Distrito Federal

Copa Sense é uma das competições com pontuação no ranking norte-mineiro (Divulgação)
A VOLTA Norte-Mineira 2019 é o grande desafio de julho para o ciclismo speed. Dividido em três provas, o evento será neste sábado e domingo, em Januária, com a previsão de reunir pelo menos 60 ciclistas. Serão distribuídos R$ 6 mil em premiação, além de troféus.

EMBORA TENHA a conotação regional, a Volta é homologada pela Confederação Brasileira e pela Federação Mineira de Ciclismo e, por isso, são esperados competidores de outras partes de Minas e de outros estados como São Paulo e Rio de Janeiro e do Distrito Federal, já que são provas ranqueadas e que contam pontos na classificação mineira em 10 categorias individuais e por equipe.

TODOS OS percursos são de estrada. O primeiro deles na manhã deste sábado, de 70 quilômetros, entre Januária e o ponto chamado “Serra do Gaspar” (ida e volta). À tarde, o desafio é mais ameno: contra-relógio, entre Januária e a cidade vizinha de Pedras de Maria da Cruz, totalizando mais 25 KM.

NO DOMINGO pela manhã a terceira e última prova da volta: os 90 quilômetros entre Januária e a cidade de Bonito de Minas. Com 35%, a categoria Elite Masculino é a que tem o maior número de inscritos.

DETALHES

CADA UMA destas provas terá uma premiação à parte para os três primeiros colocados das respectivas categorias. O campeão geral da Volta Norte-Mineira só será definido após a somatórias das três corridas, mas é importante destacar o regulamento: só quem disputar e concluir todas as provas é que entrará na classificação geral da Volta.

ESTE É o quinto evento em 2019 que conta pontos para o Campeonato Norte-Mineiro e para o ranking regional de equipes. Foram duas etapas da Copa Sense e o Campeonato Mineiro de Estrada e Contra-Relógio.

A ORGANIZAÇÃO é da Associação de Ciclismo Velho Chico (ACVC), de Januária, que detém o atual título de campeã mineira por equipes. Aliás, a cidade terá, até o final do ano, um total de oito eventos do ciclismo speed (5 etapas da Copa Sense, duas etapas do Mineiro e a Volta Norte-Mineira).

EM OITO categorias, os ciclistas do Norte de Minas estão na liderança ou em segundo lugar nas classificações de momento do Estadual (Individual). Já a ACVC é líder entre as equipes, com 3030 pontos, bem à frente da Orange Cycling Team (1680 pontos).

Nenhum comentário