Ateneu ganha fôlego na reconstrução: patrocínio, emenda e lei federal

CLUBE FIRMA parceria com grupo de clínicas, confirma empenho de emenda parlamentar e encaminhamento de projeto para captar recursos de incentivo ao esporte

NO PROCESSO de reconstrução do Ateneu, a VENETA apurou, nesta sexta-feira, que o Estádio João Rebello passará por reformas mais expressivas, a partir de parcerias com empresas, recursos federais e da lei de incentivo ao esporte. A primeira iniciativa neste sentido está no anúncio de uma parceria com a Sorrisus, franquia de clínicas odontológicas que assumirá os investimentos para a conclusão do complexo esportivo anexo ao Estádio, com dois campos soçaites e uma quadra de areia.


Emenda captada deve garantir a construção do novo campo: gramado, sistemas de drenagem e irrigação (foto: Rubem Ribeiro)
A PARCERIA será firmada neste sábado, às 21h, no estande da empresa na Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços (Fenics). Além do investimento nos campos e quadra, a Sorrisus assumirá o suporte gratuito para o atendimento médico e odontológico dos atletas das categorias de base do Broca. Seu envolvimento com o futebol não é novidade, já que atua como um dos patrocinadores masters da Ponte Preta.

SOBRE OS investimentos federais, conforme o blog apurou, o Ateneu será contemplado com recursos da ordem de R$ 300 mil de emenda do deputado federal Newton Cardoso Júnior. O valor, segundo fonte, já foi empenhado e será investido na construção do novo gramado – com sistema de irrigação e drenagem.

LEIS


Projeto "Ateneu é Nosso" encaminhado ao Ministério do
Esporte para a captação a partir das leis de incentivo
EM OUTRA frente, nesta sexta-feira, o Broca oficializou o envio do projeto “O Ateneu é Nosso” para o Departamento de Incentivo e Fomento ao Esporte (Dife), do Ministério do Esporte. O documento foi elaborado a partir de consultoria da empresa Ace “Esportes e Eventos”, de Belo Horizonte, que já tem um know-how junto a outros clubes brasileiros em ações de captação de recursos a partir das leis de incentivo.

MUNICÍPIO

PROCURADO PELO blog, o presidente do Ateneu Cássio Aquino disse que o município tem sido importante neste processo. Ele lembra que, embora o estádio esteja cedido ao município em regime de comodato pelos próximos oito anos, a prefeitura autorizou que o clube trabalhasse em outras frentes para viabilizar a reforma do local. “A Prefeitura nos incentivou a trabalhar em cima de outras iniciativas que permitissem a melhoria do campus, até o município não tem perspectivas de recursos próprios em curto prazo para dar continuidade às obras de reforma”.

SEGUNDO ELE, nesta captação de recursos, a prefeitura teve participação direta no encaminhamento da emenda parlamentar para a construção do novo gramado do Estádio João Rebello.

O DIRIGENTE revela que a preferência pela construção do novo campo não é capricho. A ideia, conforme Cássio, com o gramado pronto, que permitiria a utilização plena do espaço, passa a ser “menos difícil” captar parcerias e recursos para a sequência das obras no restante do Estádio (arquibancada, vestiários, acesso, salão nobre, cadeiras, bancos de reserva, dentre outros).

“O TRABALHO que realizamos junto à consultoria nos credencia a trabalhar com a perspectiva de que podemos receber recursos nas iniciativas legais de incentivo pela dedução no Imposto de Renda ou mesmo pelo ICMS Esportivo”, acrescenta Cássio. Ele explica que a Ace, com sede em BH, tem experiências bem sucedidas na captação de recursos para Atlético, Cruzeiro, América e São Paulo.

POR ENQUANTO, a vitrine que o Ateneu tem é o trabalho com as categorias de base, com a manutenção de núcleos de escolinhas e dos times de competição nas disputas regionais. Há leis de incentivo que são específicas para o financiamento de projetos com o cunho social, como acontece com o Montes Claros Vôlei.
Compartilhar no Google Plus

Christiano Jilvan

Jornalista com quase 20 anos de profissão. Foi repórter e subeditor do Jornal de Notícias por mais de uma década, além de freelancer para os jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão, Estado de Minas e O Tempo. Colaborador para as TVs Geraes, Canal 20 e InterTV e Rádios Terra AM e Transamérica FM.

0 comentários: