Armani e Santiago vencem a primeira etapa do Circuito Montes Claros de Kart

COM 19 competidores, prova foi bem prestigiada pelo público; organização trabalha no ajustes no controle de tempo para evitar novos atrasos no início das provas

Kart 12 de Luís Armani Júnior foi o vencedor da prova para os motores 4 tempos (fotos: Christiano Jilvan)
LUÍS ARMANI Júnior, na categoria 4 tempos, e Paulinho Santiago, na de 2 tempos, foram os campeões da primeira etapa do Circuito de Kart de Montes Claros, realizada no domingo, em circuito montado no Bairro Morada do Sol. No total, a prova teve 19 dos 26 inscritos e, segundo os organizadores, atendeu às expectativas, especialmente pelo público de cerca de duas mil pessoas registrado ao redor da pista.

O PRÓXIMO desafio será em outubro, em circuito no Bairro Novo Delfino (saída para Juramento), mas a data ainda será definida. Os pilotos entendem que precisam de um ajuste no sistema de controle dos tempos, que é feito de forma eletrônica. Estudam, ainda, a possibilidade de dividir a etapa em dois dias, com o reconhecimento de pista e os treinos classificatórios no sábado e, domingo, somente a corrida propriamente dita. O forte calor do final da manhã e início da tarde costuma comprometer o funcionamento dos equipamentos.

Público foi um dos destaques mesmo com o grande atraso
NESTA ETAPA inicial, tudo aconteceu no mesmo dia e comprometeu o cronograma. As disputas começaram com pelo menos duas horas e meia além do previsto, depois que os pilotos definiram a ordem do grid de largada de cada categoria.

SOBRE AS primeiras provas, Luis Armani foi soberano na categoria para karts com o motor de 4 tempos. Foi pole e dominou todo o percurso. Chegou a abrir três voltas em cima do terceiro colocado. O piloto é um dos mais experientes do circuito. É praticamente há quase 20 anos e há cinco disputa competições oficiais. No Brasileiro mais recente, realizado no Beto Carrero World, em Santa Catarina, foi o terceiro colocado na pista da categoria F4 Super Sênior, mas acabou eliminado por excesso de peso do kart. “Excedi por apenas 200 gramas”, lembra.

NA CONVERSA com a VENETA, Armani destacou a importância de retomar um circuito de kart em Montes Claros, especialmente com o propósito de tornar a cidade um polo da modalidade em níveis estadual e nacional. “Há uma grande união para que isto aconteça e a cidade realmente abraçou a causa. Hoje, são mais de 25 pilotos de competição e outros 50 que são praticantes. São números parecidos com os de capitais”, disse Armani.

Pódio da categoria 2 tempos, com Paulinho Santiago como campeão; Circuito terá mais três etapas
OS TRÊS primeiros colocados foram Luiz Armani Júnior, Fred Mourão e Allan Morbek.

DOIS TEMPOS

PROVA MAIS concorrida do dia, a disputa entre os karts com motores de dois tempos teve um grid com 12 pilotos. Rafael Soares liderou com tranqüilidade na maior parte da prova, mas acabou atrapalhado por uma bandeira amarela depois que cinco carros se envolveram num pequeno acidente. Na nova largada, ele ainda se manteve à frente até perder os freios e abandonar.

MELHOR PARA Paulinho Santiago, que assumiu a liderança depois que outros dois concorrentes se envolveram numa batida. Geovanny Freitas foi o segundo colocado e Max Stanley Mendes garantiu o terceiro lugar. Todos os participantes receberam medalhas. Adriano Sérgio, experiente piloto da Capital, foi o delegado da prova.

Compartilhar no Google Plus

Christiano Jilvan

Jornalista com quase 20 anos de profissão. Foi repórter e subeditor do Jornal de Notícias por mais de uma década, além de freelancer para os jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão, Estado de Minas e O Tempo. Colaborador para as TVs Geraes, Canal 20 e InterTV e Rádios Terra AM e Transamérica FM.

0 comentários: