Quase 30 cidades do Norte e Centro abrem o JIMI nesta quarta-feira

FASE MICRORREGIONAL envolve 1,5 mil atletas em torneios de modalidades coletivas, com sede em Montes Claros

ATUAL TRICAMPEÃ geral (2014 a 2016), Montes Claros abre nesta quarta-feira, a fase microrregional dos Jogos do Interior de Minas (JIMI) para o Norte e Centro do Estado. Até o domingo, 1,5 mil atletas de 29 municípios disputarão os torneios de modalidades coletivas nos naipes masculino e feminino. Os duelos começam logo pela manhã, às 8 horas, mas a solenidade oficial de abertura está programada para as 19h20, no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, com o desfile das delegações, acendimento da pira olímpica e juramento dos atletas.

ESTÃO INSCRITAS as cidades de Bocaiuva, Botumirim, Brasília de Minas, Coração de Jesus, Curvelo, Cristália, Engenheiro Navarro, Francisco Sá, Jaíba, Januária, Juramento, Lassance, Matias Cardoso, Mato Verde, Montes Claros, Patis, Pirapora, Ponto Chique, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, Rubelita, Salinas, São Francisco, São Romão, Taiobeiras, Três Marias, Várzea da Palma e Verdelândia.

OS TORNEIOS serão no Montes Claros Tênis Clube (Basquete e Voleibol), Ginásio Poliesportivo UFMG (Futsal), Ginásio Ana Lopes (Futsal), Poliesportivo Tancredo Neves (Handebol) e Ginásio da Escola Técnica (Vôlei). Os visitantes ficarão alojados em escolas estaduais e municipais: Antônio Figueira (Bairro São José), Polivalente (São Luís), Dulce Sarmento (Santo Expedito), Hamilton Lopes (Edgar Pereira) e CAIC do Renascença (Vila exposição). 

REGIONAL TAMBÉM

OS TRÊS primeiros colocados de cada disputa – futsal, vôlei, basquete e handebol – garantem vaga na etapa regional. Aliás, nesta terça-feira, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Igor Dias, confirmou à VENETA que o Estado apresentou o caderno de encargos confirmando Montes Claros como sede da fase regional entre 6 e 10 de setembro para as cidades do Norte de Minas, Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e Região Central. A final estadual será em Lavras, Sul de Minas, em outubro.

EM 2017, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e do programa Minas Olímpica, anunciou a retomada do modelo antigo do JIMI. As cinco edições mais recentes ficaram restritas à participação de atletas federados, inclusive com de equipes de Belo Horizonte.

  • Microrregional Norte (clique)
  • Tabela completa (aqui)

DE AGORA em diante, o JIMI reabre a inscrição para os atletas amadores, com disputas regionalizadas, o que aumentou consideravelmente o número de municípios participantes. Nesta edição são 321 cidades diferentes inscritas nas microrregionais. Para se ter uma ideia da ampliação, até o ano passado, por causa da restrição de federados, foram apenas 80 municípios.

MAIS SEDES – OS JOGOS acontecerão paralelamente em Pouso Alegre (Sul), João Monlevade (Metropolitana) e Jequitinhonha (Jequitinhonha-Mucuri). E no dia 23, acontecem as microrregionais de Ponte Nova (Caparaó-Aço-Doce), Pitangui (Sudoeste-Oeste), Frutal (Triângulo-Noroeste) e Cataguases (Vertentes-Mata).

TORNEIOS

SOMENTE O torneio de basquete feminino não será realizado, já que somente Montes Claros teve equipe inscrita. O de futsal masculino é o que tem mais inscritos: 20 cidades.

OS DEMAIS estão confirmados, a seguir: BASQUETE MASCULINO – Chave Única: Curvelo, Várzea da Palma, Pirapora, Montes Claros e Porteirinha. FUTSAL FEMININO – Chave A: Patis, São Francisco, Salinas e Francisco Sá; Chave B: Várzea da Palma, Januária e Verdelândia; Chave C: Jaíba, Ponto Chique e Curvelo; Chave D: Montes Claros, Três Marias e Coração de Jesus.

FUTSAL MASCULINO – Chave A: Salinas, Pirapora, Montes Claros e Curvelo; Chave B: Mato Verde, São Romão, Lassance e Francisco Sá; Chave C: Engenheiro Navarro, Verdelândia, Rubelita e Cristália; Chave D: Botumirim, Ponto Chique, Três Marias e Várzea da Palma; e Chave E: São Francisco, Matias Cardoso, Coração de Jesus e Januária.

HANDEBOL FEMININO – Chave Única: Curvelo, Pirapora, Francisco Sá, Montes Claros e Três Marias; HANDEBOL MASCULINO – Chave A: Montes Claros, Januária, Três Marias e Várzea da Palma; Chave B: Matias Cardoso, Jaíba e Pirapora; Chave C: Curvelo, Francisco Sá e Bocaiuva.

VÔLEI FEMININO – Chave A: Pirapora, Porteirinha, Taiobeiras e Curvelo; Chave B: Brasília de Minas, Juramento, Montes Claros e São Romão. VÔLEI MASCULINO – Chave A: Taiobeiras, São Romão, Bocaiuva e Coração de Jesus; Chave B: Curvelo, Brasília de Minas, Montes Claros e Pirapora; e Chave C: Três Marias, Brasília de Minas, Rio Pardo de Minas e Juramento.
Compartilhar no Google Plus

Christiano Jilvan

Jornalista com quase 20 anos de profissão. Foi repórter e subeditor do Jornal de Notícias por mais de uma década, além de freelancer para os jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão, Estado de Minas e O Tempo. Colaborador para as TVs Geraes, Canal 20 e InterTV e Rádios Terra AM e Transamérica FM.

0 comentários: