Enduro abre campeonato em Montes Claros e com nova categoria

COM A chegada de apoiadores, formato tradicional será mantido com a previsão de cinco provas e dez etapas; Januária e Olhos D'Água também serão sedes
Formato de Copa não será mais adotado e temporada terá o tradicional Campeonato com 5 provas (fotos: Janjão Santiago)
NOVIDADES PARA a temporada 2017 do Enduro de Regularidade da região. A possibilidade de mudança do campeonato para o formato de copa, com um número menor de provas em relação aos outros anos – como foi comentado há duas semanas aqui mesmo no blog –, ficou pelo caminho. O Trail Clube do Norte de Minas (TCNM) anuncia um calendário com pelo menos dez etapas até o final do ano, com o encerramento no tradicional Enduro dos Montes, em novembro.

AS DUAS primeiras serão no dia seis de maio, com largada e chegada no Haras Disparo, em Montes Claros. A expectativa é de reunir pelo menos 30 pilotos. O roteiro já está definido, com 101 quilômetros e a opção pelo resgate de trilhas tradicionais da região de São Geraldo II, Serra do Mel e da tradicional Igrejinha. Fáusio “Bicho do Mato” Silva finalizou o levantamento da prova e disse à VENETA que a preferência foi por uma prova compacta, já que os pontos de controle (PC’s) serão manuais.


Prova inicial passará pelas trilhas mais tradicionais
“O MOTOCICLISMO também tem suas restrições financeiras, assim como em outros esportes, mas vamos manter a ideia de realizar pelo menos cinco provas neste ano, com duas etapas em cada uma. Claro que isto vai depender muito do orçamento, mas o mínimo deve ficar mesmo em 10 etapas em 2017”, explica à VENETA o presidente do TCNM, Juninho Galego.
SEGUNDO ELE, após a abertura em Montes Claros, o calendário prosseguirá com o Enduro de Olhos D’Água (3ª e 4ª etapas), Enduro do Velho Chico/Januária (5ª e 6ª) e o Enduro dos Montes (9ª e 10ª). A quarta prova (7ª e 8ª etapas) ainda está com a sede em aberto. “Há o interesse de algumas cidades, mas nada oficial por enquanto”, completa Galego. Segundo ele, dependendo do suporte financeiro, pode ser que o Enduro dos Montes seja realizado em dois dias. Se isso acontecer, a prova valeria por quatro etapas e o Campeonato fecharia em 12 etapas.

QUATRO CATEGORIAS

ALÉM DOS quadros Sênior, Júnior e Novatos, a temporada deste ano contará com a categoria Iniciantes, “criada como forma de dar mais visibilidade ao enduro, com a chegada de novos adeptos”, explica Juninho Galego, presidente do TCNM.
Previsão para a primeira etapa é de pelo menos trinta pilotos em quatro categorias; novidade é categoria Iniciantes
SEGUNDO ELE, somente quem nunca “roteirou” poderá fazer parte da nova categoria. “As planilhas para os Iniciantes inclusive já estão prontas”, acrescentou. O Campeonato deste ano tem como patrocinadores e parceiros a Minas Peças Januária, Só Parafusos, Rochas Móveis, Cruz Engenharia e Bicho do Mato Esportes Radicais.
Compartilhar no Google Plus

Christiano Jilvan

Jornalista com quase 20 anos de profissão. Foi repórter e subeditor do Jornal de Notícias por mais de uma década, além de freelancer para os jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão, Estado de Minas e O Tempo. Colaborador para as TVs Geraes, Canal 20 e InterTV e Rádios Terra AM e Transamérica FM.

2 comentários:

junim lampro disse...

Ótimo evento estou garrado

junim lampro disse...

Ótima iniciativa a modalidade é perfeita vale apenas conferir estou garrado