Funorte não aparece na tabela do Hexagonal Final Sub-15

FEC ENTENDE decisão como dupla interpretação do regulamento e se junta a quatro clubes para tentar reverter



AÇÃO, RECURSO, mandado de segurança ou mesmo liminar. O instrumento legal na esfera esportiva ainda não foi definido, mas o Funorte é um dos clubes que buscará “no tapetão” o direito de disputar a fase final do Campeonato Mineiro Infantil – Sub-15. Isto porque o Departamento de Competições da Federação Mineira de Futebol publicou nesta semana a tabela do Hexagonal Final sem considerar todos os clubes que ficaram nos dois primeiros lugares de cada chave da 1ª fase da categoria.

A EXPLICAÇÃO: para definir as seis vagas do Hexagonal, a FMF considerou a classificação conjunta, com a soma das campanhas de cada clube no Sub-15 e Sub-17 (a tabela de jogos foi a mesma, com os times do Infantil fazendo a preliminar para o Juvenil ao longo de toda a primeira fase).

MAS ACONTECE que o regulamento para as duas competições é o mesmo e prevê este critério de pontuação unificada somente para efeito de rebaixamento.

O ARTIGO 7 estabelece: “Os clubes jogarão entre si dentro de seus respectivos grupos (...) (sistema ida e volta; turno e returno). Os dois clubes que somarem o maior número de pontos em cada grupo passarão ao hexagonal final”.

E O artigo 10 do regulamento tem a seguinte redação: “Três clubes serão rebaixados (...) – Sub-15 e Sub-17 – 2ª Divisão; parágrafo único – Para fins de descenso, somar-se-ão os pontos obtidos na 1ª fase e hexagonal final, tanto do Sub-15 como do Sub-17, para definir qual clube, dentro de cada grupo, teve a menor pontuação”.

PALAVRA DO FEC

O COORDENADOR e técnico Júnior Borges explica que a medida prejudica o Funorte, Riachinho, Usipa e o tradicional América. “A ideia de todos eles é recorrer para ter a garantia das vagas no Hexagonal Final. O regulamento é bem claro e fala da pontuação conjunta só para definir o descenso”.

SOBRE O FEC em particular, ainda conforme Júnior, a ideia de questionar a decisão da FMF partiu dos próprios pais dos atletas, a partir de uma iniciativa do América em apresentar um recurso para suspender a tabela do Hexagonal Final. Com base no estatuto do torcedor, os pais dos atletas pretendem apresentar um pedido no TJD da FMF para que seja considerada a classificação individual de cada categoria. 

O TIME Infantil (Sub-15) do Funorte terminou a primeira fase em segundo lugar da Chave A com 15 pontos. O outro classificado do grupo foi o Cruzeiro, líder disparado com 28 pontos.

O CURIOSO é que, até o final da primeira fase, os clubes sustentaram uma dúvida quanto ao regulamento por causa da pontuação unificada.
Compartilhar no Google Plus

Christiano Jilvan

Jornalista com quase 20 anos de profissão. Foi repórter e subeditor do Jornal de Notícias por mais de uma década, além de freelancer para os jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão, Estado de Minas e O Tempo. Colaborador para as TVs Geraes, Canal 20 e InterTV e Rádios Terra AM e Transamérica FM.

0 comentários: