Com 3º melhor ataque, Funorte garante vaga nas finais do Mineiro Sub-15

COM PLANOS de buscar reforços, time está classificado para o Hexagonal contra Cruzeiro, Atlético, América e mais dois clubes

Funorte garantiu classificação com o time infantil no Campeonato Mineiro, mas
 vai rever a receita para disputar o hexagonal: custo aproximado de R$ 50 mil
EM UM ano em que a cidade não terá representante em competições profissionais da FMF, coube á base dar conta do recado. E vem dando certo. O Funorte Esporte Clube vai disputar a fase decisiva do Campeonato Mineiro, com a classificação do time infantil para o Hexagonal Final Sub-15 – Primeira Divisão. A vaga veio com a vitória sobre o CGP/Lavras por quatro a um, sábado de manhã, no Estádio José Maria Melo, combinada ao empate entre Riachinho e Frigoarnaldo (1x1). O FEC terminou como segundo colocado na Chave A, com 15 pontos. O outro classificado do grupo foi o Cruzeiro, líder disparado com 28 pontos.

A RETOMADA do Campeonato não será imediata. Julho está reservado para a Taça BH Sub-17 e como o quadro móvel da Federação Mineira de Futebol e os árbitros e auxiliares estarão envolvidos com a competição nacional, o Hexagonal Final será realizado somente em agosto. Além de Cruzeiro e Funorte, estão classificados Atlético e Usipa (Chave B) e América e AMDH (Chave C).

NA PRIMEIRA fase, o Funorte fez 10 jogos e foi o rei do empate. Seis jogos terminaram com o placar em igualdade, além de três vitórias e apenas uma derrota. É o time que mais empatou entre todos os 17 participantes. O ataque foi o terceiro mais eficiente do Sub-15, com 23 gols, atrás apenas de Cruzeiro e Atlético.

Clique para ampliar
COM QUATRO gols, Lucas Adriel é o artilheiro da equipe, o que chamou a atenção do Cruzeiro. Chegou a ir para um período de testes na Toca da Raposa I, mas já retornou ao FEC para a sequência da competição. Somente neste ano, 12 atletas do FEC foram sondados por grandes clubes (veja matéria).

DÚVIDA

ATÉ O final da primeira fase, os clubes sustentaram uma dúvida quanto ao regulamento. A FMF havia estabelecido uma classificação conjunta, com a somatória das campanhas dos times Sub-15 e Sub-17. No entanto, esta pontuação unificada só terá efeito para definir os três clubes rebaixados para a Segunda Divisão. Quanto à classificação para o Hexagonal, acontece de forma independente por categoria.

JÁ O Sub-17 do Funorte também venceu o CGP/Lavras (2x1), mas o jogo serviu apenas para cumprir tabela. O FEC terminou a chave juvenil com apenas 9 pontos, na quinta colocação e está eliminado.

NOVIDADE

PARA A disputa do Hexagonal Final, o Funorte trabalha com a possibilidade de buscar reforços. O regulamento permite que atletas de times eliminados na primeira fase possam se transferir para as equipes finalistas. Com isto, dois meias e um goleiro do Frigoarnaldo, CGP e do Riachinho estão apalavrados e devem vestir a camisa do Funorte no Hexagonal Final. Além deles, o clube deve buscar um atacante e um zagueiro e receber de volta o atacante Xandim, que esteve no time do Sub-15 no ano passado. Outros dois atletas já foram dispensados por indisciplina e deficiência técnica.

Fotos: Christiano Jilvan
Compartilhar no Google Plus

Christiano Jilvan

Jornalista com quase 20 anos de profissão. Foi repórter e subeditor do Jornal de Notícias por mais de uma década, além de freelancer para os jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão, Estado de Minas e O Tempo. Colaborador para as TVs Geraes, Canal 20 e InterTV e Rádios Terra AM e Transamérica FM.

0 comentários: