Mineiro da Segunda Divisão é do Terremoc

TÍTULO INVICTO rende, ainda, vaga em mais uma edição nacional da Taça Tupi; torneio do acesso pode ter transmissão pela TV


Ao final do primeiro tempo, o Terremoc já vencia o Taurus por 28 a 5
DEPOIS DA Taça de Bronze em 2014, que corresponde à quinta colocação geral do Campeonato Mineiro da 1ª Divisão, o Montes Claros Rugby conquistou o primeiro título em sua curta história em competições oficiais. Com direito a oito “tries” e mais seis conversões, o Terremoc venceu o Estadual da Segunda Divisão Union (XV) depois de passar com folga sobre o Taurus Rugby, de Uberaba, por 54 a 12, sábado à tarde, no Estádio Rubens Durães Peres (Campo da Liga).

O TÍTULO – invicto – garante não apenas o troféu propriamente dito. Além de reforçar a galeria de conquistas, o Terremoc confirmou uma das vagas de Minas Gerais na Taça Tupi, que corresponde ao Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão. E ainda, está classificado para o torneio de acesso, que valerá duas vagas para o Mineiro da 1ª Divisão de 2017.

O PLACAR dilatado diante do time de Uberaba teve um sabor especial, além do título. Foi a primeira vitória de Montes Claros sobre o Taurus. Até então, eram três confrontos no histórico e a equipe do Triângulo Mineiro venceu todos.

VOLTA POR CIMA

MAIS DO que isto: uma volta por cima. No ano passado, o Terremoc teve que abandonar o Campeonato Mineiro da 1ª Divisão ainda em andamento por causa dos custos com as viagens. Foi uma “escolha de Sofia”: pagar a multa pelo WxO seria menos oneroso do que cumprir as duas viagens finais na tabela.


Primeiro lugar na Segunda Divisão garante ao time vaga direta na Taça Tupi
GABRIEL DE Souza, o Abu, é o capitão do time e resumiu a conquista a partir da união do grupo. “Houve aplicação e envolvimento de todo mundo. Fizemos uma promessa para o próprio grupo de que daríamos a volta por cima e com o título”, disse, ao considerar como diferencial o rigor de todos no cumprimento na agenda semanal de treinos.

EM MEIO à festa, o capitão Abu foi obrigado a ouvir a provocação dos outros atletas: havia prometido raspar a barba e o cabelo em caso de conquista do título. “E não foi só um que prometeu aqui não, hein?”, brincou Tinzão. Na verdade, as “caras peladas” e as carecas seguem nos planos, mas para mais adiante, caso o time consiga o acesso de volta para a 1ª Divisão.

JÁ ARANHA, capitão do Taurus, revelou uma “inveja branca” em relação ao Terremoc. Por muito pouco o seu time não veio para o jogo por falta de atletas. “Tivemos que convidar alguns jogadores de cidades vizinhas. Quem conhece a fraternidade do Rugby sabe que seria uma tremenda falta de respeito se não viéssemos a Montes Claros". O capitão uberabense revelou ainda que, se a vaga vier para o Torneio de Acesso as chances são grandes de o time desistir "pela falta de compromisso de alguns atletas".

Gabriel fez o agradecimento: promessa
de raspar a barba e o cabelo
SÓ VITÓRIAS

NA CAMPANHA invicta foram três jogos: Alligators 5x21 Montes Claros (em Sete Lagoas), Montes Claros 39x27 Itajubá (em casa) e Montes Claros 54x12 (em casa). Com o título em mãos, o Terremoc espera agora pelos adversários do Torneio de Acesso, que será disputado na forma de quadrangular. Apenas o time montes-clarense está confirmado na disputa. Taurus e Itajubá disputam a outra vaga da Segunda Divisão. Os outros dois participantes serão o quarto e o quinto colocados na Primeira Divisão. Uma coisa é certa: por ser campeão da Segundona, o time tem o direito de fazer dois dos três jogos do torneio como mandante.

PARA A sequência, o Terremoc sonha com a possibilidade de mandar pelo menos um dos dois jogos no Estádio José Maria Melo, o maior da cidade e que oferece condições de transmissão ao vivo pela TV e pela web.

Fotos: Christiano Jilvan
Compartilhar no Google Plus

Christiano Jilvan

Jornalista com quase 20 anos de profissão. Foi repórter e subeditor do Jornal de Notícias por mais de uma década, além de freelancer para os jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão, Estado de Minas e O Tempo. Colaborador para as TVs Geraes, Canal 20 e InterTV e Rádios Terra AM e Transamérica FM.

0 comentários: