Basquete Sub-13: MCTC vence todos os jogos no Zonal

TIME QUE estreia em estaduais foi montado há menos de três meses, a partir de peneiradas; foram 223 pontos em apenas quatro partidas

Time criado há menos de três meses venceu todos os jogos
RESULTADOS IMEDIATOS. Menos de três meses após a montagem do projeto, a partir de peneiradas na Praça de Esportes, o time do Montes Claros Tênis Clube é nada menos que o melhor time de um dos zonais do Campeonato Mineiro de Basquete Sub-13. Entre a quinta e o domingo, o MCTC venceu todos os quatro jogos do primeiro turno.

É O líder isolado e se repetir a dose no returno, previsto para julho, disputará a final nesta que é a primeira edição de um estadual para esta categoria. Sem adversários no Norte de Minas, o time “caiu” na chave da Zona da Mata, com sede em Juiz de Fora. Aliás, a cidade receberá também as partidas do returno.

COMO FOI

O ZONAL em JF teve cinco equipes. A estreia dos montes-clarenses aconteceu na quinta-feira e eles massacraram o PBF/JF: 59 x 4. No dia seguinte, o duelo mais equilibrado da chave, mas outra vitória: 46 a 32 sobre o Sesi/Juiz de Fora. No sábado, mais uma “balaiada”. O MCTC fez 71 a 18 sobre o Sesi/Leopoldina.

E NO domingo, na decisão do primeiro lugar da chave, a quarta vitória seguida: 47 a 21 sobre o Sport Club. Foram 223 pontos a favor – e apenas 75 sofridos. Yan, que tem apenas 11 anos, foi o cestinha do Zonal em Juiz de Fora com 68 pontos.

FORMAÇÃO

Yan (2º) foi o maior pontuador do zonal
O GRUPO do basquete Sub-13 foi montado a partir de uma série de peneiradas realizadas no MCTC, em março. Trinta meninos foram selecionados e desde então treinam três vezes por semana. Doze deles estiveram em Juiz de Fora para a disputa do primeiro zonal.

“SE DEPENDER só da vontade deles, os treinos aconteceriam todos os dias, mas é muito importante saber conciliar os estudos com o esporte”, observa o coordenador do projeto e técnico da equipe Rogério Sant’Anna. Indagado pelo JN, ele explicou que de todo o grupo apenas Yan, que é seu filho, teve algum contato com o basquete antes da peneira.

“O BASQUETE foi novidade para todo mundo. Nenhum deles havia jogado de forma tão intensa como agora”, acrescentou Rogério, que faz questão de dividir os méritos deste início positivo de Campeonato Mineiro com os técnicos que mantém o projeto no dia a dia: Walesson Fagundes, Carlito “Boi”, Mariana Gomes, Jéssica e Saulo. “O empenho de todos tem sido fundamental”, disse Rogério, ao destacar o apoio do secretário Andrey Souza (Esportes e Lazer).

O CAMPEONATO Mineiro tem mais três zonais (Sul, Triângulo e Metropolitano). Após a disputa de dois turnos, os primeiros colocados de cada zonal disputarão a fase final. Se confirmar a boa fase, o Montes Claros Tênis Clube vai pleitear a sede da fase decisiva.
Compartilhar no Google Plus

Christiano Jilvan

Jornalista com quase 20 anos de profissão. Foi repórter e subeditor do Jornal de Notícias por mais de uma década, além de freelancer para os jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão, Estado de Minas e O Tempo. Colaborador para as TVs Geraes, Canal 20 e InterTV e Rádios Terra AM e Transamérica FM.

0 comentários: