Mountain Bike da cidade conquista bronze no Pan

JOSÉ LUIZ Franco termina em terceiro na prova internacional de Barbacena, apenas 40 segundos atrás do vencedor


Zé Luiz Franco competiu como atleta da seleção brasileira
O MOUNTAIN bike de Montes Claros segue em alta no cenário estadual. Na última semana, José Luiz Oliveira Franco conquistou o terceiro lugar da categoria Master “A” na disputa do Campeonato Pan Americano (circuito), realizado no sábado, em Barbacena, na Zona da Mata mineira.

PARA SE ter ideia do grau de dificuldade, dezesseis dos 50 inscritos não terminaram a prova. Foram cinco voltas no circuito misto de 4,8 quilômetros. As subidas bastante íngremes, segundo o montes-clarense medalhista de bronze, foi um dos maiores obstáculos.

SEM TROCADILHOS com o sobrenome, Zé Luiz confessa que fez uma prova como “franco atirador”. Mesmo ciente do elevado nível técnico, já que a prova foi aberta apenas para atletas federados – havia muitos estrangeiros –, a tática adotada foi de “ataque”, que na gíria do mountain bike significa forçar o ritmo logo no início e abrir distância dos demais colocados. Dessa forma, ficou à frente de todos os demais competidores nas três primeiras voltas.

COMO FOI

“SOMENTE NA quarta volta que o chileno (Héctor Marchant) me alcançou. Aí, na quinta volta, um brasileiro (Maurício Fontenelle Neto) também me passou, mas somente esses dois terminaram a prova à minha frente”, explicou Zé Luiz. E completou: “Confesso que a minha expectativa não era tão ambiciosa de pegar o pódio em um pan; fiquei muito surpreso”.

HÁ UMA semana e meia, Zé Luiz foi um dos montes-clarenses que disputou a 1ª etapa da Copa Internacional de MtB, em Araxá, e ficou na 7ª colocação na Sub-35. Curiosidade ou não, o campeão daquela prova em sua categoria sequer terminou a disputa em Barbacena, daí o grau de exigência que o Pan teve.

TAMBÉM MONTES-CLARENSE, Gilson Oliveira competiu em Barbacena e foi o 17º colocado na categoria Master A-2.

MAIS UMA

UMA SEGUNDA prova aconteceu em Barbacena, logo no dia seguinte. Foi na modalidade de maratona e Zé Luiz conquistou a segunda colocação. Gilson foi o décimo. (Foto: divulgação)
Compartilhar no Google Plus

Christiano Jilvan

Jornalista com quase 20 anos de profissão. Foi repórter e subeditor do Jornal de Notícias por mais de uma década, além de freelancer para os jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão, Estado de Minas e O Tempo. Colaborador para as TVs Geraes, Canal 20 e InterTV e Rádios Terra AM e Transamérica FM.

0 comentários: