Enduro a pé abre o calendário/2014 das competições de aventura

MODALIDADE TEM a 2ª edição a Copa Verão da TV Geraes (afiliada Rede Minas) a partir deste domingo; haverá uma prova por mês até março

Coordenadores no levantamento da prova: troncos caídos, subidas e cachoeira
 ENTRE AS modalidades consideradas “de aventura”, o Enduro a Pé será o primeiro a abrir a temporada de competições em 2014. No domingo, às 8 horas, acontece a etapa de abertura da II Copa Verão TV Geraes de Trekking – como o esporte também é chamado. O percurso mais uma vez prioriza os recursos naturais e a coordenação escolheu, desta vez, a região sudoeste que fica próxima à nascente do Rio Vieiras. A concentração será no Haras Recanto dos Montes (KM 4, da BR-365, na saída para Pirapora).

EM NÍVEL local, o Enduro a Pé começou a ser disputado há pouco mais de um ano, com uma prova isolada realizada em dezembro de 2012. A adesão foi tamanha que, logo no primeiro semestre do ano passado, surgiu a I Copa Verão, idealizada pelo “Camisa 12”, programa esportivo da emissora de TV, com três etapas entre fevereiro e abril.

HISTÓRICO


COM APROXIMADAMENTE 700 participantes nessas quatro provas, outra novidade não tardaria vir: o Campeonato Norte-mineiro de Enduro a Pé, com cinco provas em Montes Claros, Bocaiuva e Grão-Mogol – inclusive uma noturna. E, assim, não poderia ser diferente. Agora no primeiro mês de 2014, chega a segunda edição da Copa Verão, sob organização da TV Geraes (afiliada rede Minas) e a Bicho do Mato Esportes Radicais.

A NOVIDADE para este ano está na utilização da bússola – inclusive com placas com coordenadas ao longo do roteiro –, mas como será novidade para muitos praticantes nesta primeira disputa, o equipamento servirá apenas para adaptação. A partir da segunda etapa será considerada para efeito de classificação. Também serão adotados a partir de 2014 os Pontos de Controle (PCs) virtuais, cujas referências não estarão nas planilhas.

O MODELO de divisão das categorias segue o mesmo (de acordo com o nível de perícia): Elite, Graduado, Academia, Trekkers e Novatos. A apuração será feita eletronicamente por GPS, mas a forma de inscrição muda. Ao invés de uma taxa fixa por equipe, o valor será cobrado por pessoa: R$ 20,00. As equipes poderão ter entre duas e cinco pessoas. (foto: divulgação)
Compartilhar no Google Plus

Christiano Jilvan

Jornalista com quase 20 anos de profissão. Foi repórter e subeditor do Jornal de Notícias por mais de uma década, além de freelancer para os jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão, Estado de Minas e O Tempo. Colaborador para as TVs Geraes, Canal 20 e InterTV e Rádios Terra AM e Transamérica FM.

0 comentários: