Enduro começa sem favoritos

DOS CAMPEÕES em 2011, apenas Lequinha vence na abertura; fazendo jus à modalidade, regularidade foi o que decidiu na categoria Novatos

Na moto amarela, Alex Lequinha Amorim venceu a primeira prova do ano: Enduro Thó Motopeças
APÓS OS treinos nos quatro primeiros meses do ano, quase sempre aos finais de semana, a disputa regional das trilhas começou pra valer. No último sábado, foram realizadas as duas primeiras etapas do Campeonato Norte-mineiro de Enduro – Prova Thó Motopeças –, com a participação de 27 pilotos nas três categorias. Dos três campeões de 2011, apenas Alex “Lequinha” Amorim, na Sênior, conseguiu começar a temporada na frente. Hudson Kléber (Novatos) e Léo Cebola (Júnior) foram os outros vencedores do dia.

EMBORA O campeonato seja regional, alguns pilotos vieram de outras regiões do Estado, como Belo Horizonte e Sabará. Do Norte de Minas, as cidades de Januária, Janaúba, Salinas, Porteirinha, Bocaiúva e Jaíba, além de Montes Claros, também tiveram seus representantes, sendo o maior número de inscritos registrado na categoria Sênior (10).

O MODELO de disputa do ano passado foi mantido para 2012 com duas etapas em uma só prova. A primeira, de 48,75 quilômetros de trilhas com largada logo pela manhã, começou no Shopping Ibituruna e foi até o distrito de Nova Esperança. Alex Amorim foi o primeiro em sua categoria, assim como Léo Cebola. Já Hudson foi o segundo, atrás de Vitor Madureira.

A SEGUNDA etapa fez o caminho inverso: da zona rural para Montes Claros, mas com o percurso diferenciado e um pouco maior: 56,39 quilômetros. Hudson voltou a repetir o segundo lugar e foi beneficiado pelo mau rendimento de Madureira (apenas o 6º). Na somatória das duas etapas, chegou aos 44 pontos contra 40 do concorrente.


ÚNICO COM 50 PONTOS

Ivair Martins, 5º na Sênior, durante a prova do fim de semana
NA SÊNIOR, Lequinha Amorim venceu também a segunda etapa e sacramentou o melhor desempenho de toda a prova (50 pontos), enquanto Léo Cebola, que havia vencido na parte da manhã, foi apenas o 4º colocado na Júnior, mas a combinação de resultados o manteve com três pontos à frente dos demais pilotos. Essa foi a categoria mais equilibrada.

EMBORA A temporada passada tenha sido fechada com 32 pilotos marcando pontos, o número de participantes no “Enduro Thó Motopeças” surpreendeu aos organizadores. “Enquanto alguns não puderam comparecer por motivos pessoais ou profissionais, outros voltaram a competir neste ano ou mesmo estrearam nas trilhas”, disse Ênio Faria, da coordenação e que ficou no terceiro lugar geral na categoria Novatos, cinco pontos atrás de Hudson Kléber.

DE QUALQUER maneira, quem perdeu as duas primeiras etapas do Norte-mineiro de Regularidade ainda está no páreo. Haverá mais quatro provas (oito etapas) sendo que o regulamento obriga o piloto descartar seu pior resultado numa etapa ao longo do ano.

NO ANO passado, Alex Bicudo foi o campeão na Novatos e em 2012 mudou para a categoria Júnior, enquanto Diego Ramires foi o campeão Júnior, mas não disputou a primeira prova da temporada. Já Lequinha continuou na Sênior.
Compartilhar no Google Plus

Christiano Jilvan

Jornalista com quase 20 anos de profissão. Foi repórter e subeditor do Jornal de Notícias por mais de uma década, além de freelancer para os jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão, Estado de Minas e O Tempo. Colaborador para as TVs Geraes, Canal 20 e InterTV e Rádios Terra AM e Transamérica FM.

0 comentários: