Mineiro de Basquete Sub-19: meninas Biotécnico/Funadem faturam 1º circuito

NA PRIMEIRA experiência oficial em casa depois de 31 jogos, meninas fazem 207 pontos em apenas 3 jogos

O BIOTÉCNICO/Funadem/Montes Claros conquistou, de forma invicta, o simbólico título do 1º circuito do Campeonato Mineiro Sub-19 de Basquete Feminino, realizado de sexta a domingo, no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves. Nas vitórias sobre Varginha, São Lourenço e Cataguases, o time teve uma média de quase 70 pontos a favor. O próximo desafio será na primeira semana de junho, com o segundo circuito estadual, na cidade de Varginha. Caldense (Poços de Caldas) e Uberlândia Tênis Clube também participam da competição.

A EQUIPE montes-clarense que foi à quadra tem a mesma base das campeãs mineiras em 2011 pela categoria Sub-17, já que algumas “estouraram” idade e são obrigadas a mudar de categoria. Há, ainda, os chamados reforços pontuais vindos de Barretos/SP (Sarah – ala), Caetité/BA (Vânia – pivô), Anápolis/GO (Gessiane – pivô) e Alvinópolis/MG (Keylla e Aline – ala e pivô). “São meninas que foram observadas no ano passado. A vindas delas é uma forma de dar mais competitividade ao nosso time”, resume o técnico Rogério Sant’Anna.

A PREPARAÇÃO contou com alguns jogos-treinos e resultados surpreendentes. As meninas do Sub-19 derrotaram, na terça-feira, o time adulto masculino de basquete que representará a cidade nos Jogos de Minas (antigo JIMI) ao final deste mês.

PLACARES

EM SUA
estreia no 1º Circuito do Mineiro Sub-29, na noite de sexta-feira, o Biotécnico/Funadem/Montes Claros venceu o Varginha Tênis Clube por 74 a 39. Já no sábado à tarde, contra São Lourenço, mesmo com vários erros nos contra-ataques e arremessos livres, o massacrou a equipe da Prefeitura de São Lourenço por 70 a 19. No domingo pela manhã, no jogo de encerramento da tabela, as montes-clarenses venceram o Sesi Esportes Cataguases por 63 a 17.

PRIMEIRA EM CASA

MESMO COM
o projeto em andamento há pouco mais de um ano e meio, entre as categorias Sub-17 e Sub-19, essa foi a primeira competição que o grupo de meninas fez na própria cidade. Entre Jogos Escolares, Campeonato Mineiro e Jogos Abertos Brasileiros foram 31 partidas, todas fora de Montes Claros. Para o treinador Rogério, o fato de jogarem diante dos pais, familiares e amigos mexeu um pouco com o emocional das atletas e interferiu no rendimento em alguns momentos, principalmente na estréia diante do Varginha Tênis Clube, embora a superioridade do seu time esteja bastante visível nos números. Foram 207 pontos a favor e apenas 75 contrários.

O CAMPEONATO Mineiro de Base é disputado em 3 circuitos com a participação de seis equipes, que se enfrentam em dois turnos. Aquela que somar o maior número de pontos garante o título. O Biotécnico/Funadem/Montes Claros disputará, simultaneamente, os estaduais Sub-19 e Sub-17, do qual foi campeão invicto no ano passado.

A EQUIPE CAMPEÃ simbólica do 1º circuito teve as pivôs Jéssica, Fernanda, Vânia, Aline e Gessiane; as alas Mariana, Keilla, Vitória, Sarah e Gabriela; e as armadoras Sthefany e Luna; técnico: Sant’Anna; auxiliar técnico: Walesson Botelho. Esse mesmo time representará a cidade na 2ª fase dos Jogos de Minas (antigo JIMI).
Compartilhar no Google Plus

Christiano Jilvan

Jornalista com quase 20 anos de profissão. Foi repórter e subeditor do Jornal de Notícias por mais de uma década, além de freelancer para os jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão, Estado de Minas e O Tempo. Colaborador para as TVs Geraes, Canal 20 e InterTV e Rádios Terra AM e Transamérica FM.

0 comentários: