Jogos de Minas: cidade recebe regional “Norte A” do antigo JIMI

Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves deve concentrar a maior parte dos Jogos da regional Norte "A"; em 2010, time de vôlei mesclado com atletas do MCTC, foi campeão geral
MONTES CLAROS será a sede da Regional “Norte A” dos Jogos de Minas, novo nome para os Jogos do Interior de Minas (JIMI), que foram realizados pelo Governo de Minas até o ano passado. A disputa inicial acontecerá entre 26 de abril e 1º de maio, somente com as modalidades coletivas de futsal, basquete, vôlei e handebol.

O ANTIGO
JIMI foi substituído pelos Jogos de Minas, mas a mudança vai além do nome: Belo Horizonte passa a ter direito a inscrever suas equipes e, ao invés de três fases (microrregional, regional e estadual), haverá apenas duas (regional e estadual). Outra alteração: passa a ser obrigatório que os atletas estejam filiados às federações em Minas Gerais de duas respectivas modalidades.


DOZE SEDES


MONTES CLAROS é uma das 12 sedes regionais. Na região Norte, os jogos da 1ª etapa acontecerão também em Corinto (“Norte B”), entre os dias 5 e 10 de junho. Os campeões de cada modalidade coletiva garantem vaga na etapa estadual, em sede ainda a ser definida.


ALÉM DO futsal, basquete, vôlei e handebol para homens e mulheres que acontece na primeira fase, os Jogos de Minas oferecem às cidades a oportunidade de disputar também os torneios dos esportes individuais, mas somente na etapa final: Atletismo, Mountain Bike, Ciclismo Speed, Caratê, Judô, Natação, Peteca, Taekondo, Tênis de Mesa e Xadrez. Há, ainda, os paraolímpicos atletismo, basquete e tênis de mesa para cadeirantes e natação.


OS JOGOS de Minas são organizados pelo projeto Minas Olímpica, do Governo do Estado, junto à Secretaria de Esporte e Juventude e com execução do Instituto Brasileiro para o Desenvolvimento do Esporte, Educação e Cultura (IBDEEC) – parceria público-privada.
Compartilhar no Google Plus

Christiano Jilvan

Jornalista com quase 20 anos de profissão. Foi repórter e subeditor do Jornal de Notícias por mais de uma década, além de freelancer para os jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão, Estado de Minas e O Tempo. Colaborador para as TVs Geraes, Canal 20 e InterTV e Rádios Terra AM e Transamérica FM.

0 comentários: