Minas é campeã brasileira com 5 de Montes Claros

SELEÇÃO DO Estado faz campanha invicta no Brasileiro Sub-17 Feminino de Basquete com 399 pontos em cinco jogos e vaga de acesso para a 2ª Divisão de 2012

A SELEÇÃO de Minas Gerais conquistou na tarde deste sábado (12), de forma invicta, o título inédito da 3ª Divisão do Campeonato Brasileiro de Basquete Sub-17 Feminino. Na final contra Rondônia, venceu por 57 a 46, fechando de forma invicta a competição disputada na cidade de Macapá (Amapá), desde o dia sete último.

MUITO ALÉM da taça e das medalhas, a conquista coloca o Estado de volta à Segunda Divisão do Brasileiro. No ano que vem, mesmo com a possibilidade de renovação do grupo pela necessidade que o limite de idade impõe, a meta para agora em diante é garantir uma das três vagas de acesso para a Elite Nacional da categoria.

É ÓBVIO que o mérito é de todo grupo, mas a identidade da seleção com Montes Claros é mais forte, afinal cinco das dez campeãs são da cidade, além do técnico Rogério Sant’Anna. Juntos com a camisa do Colégio Biotécnico/Sport, as meninas e o comandante venceram os dois primeiros circuitos do Campeonato Estadual de forma invicta e precisam de mais duas vitórias no circuito final para levantar também o título mineiro.

POR CAUSA dessa maioria na seleção, a cidade foi escolhida para a pré-temporada das atletas antes do Brasileiro. Entre os dias 24/10 e 4/11, o grupo trabalhou em dois períodos no Ginásio do MCTC e nas quadras da Unimontes. As meninas de outras cidades ficaram hospedadas no Poliesportivo.

A CAMPANHA no Amapá começou com o “massacre” sobre o Piauí por 125 a 13. No dia 8, mais um jogo fácil diante das donas da casa e vitória por 94 a 21. A 1ª fase foi encerrada com o placar de 65 a 54 sobre Goiás. Como primeiro do grupo “A”, Minas Gerais enfrentou o segundo colocado do outro grupo na semifinal e não teve maiores problemas para derrotar as sergipanas por 58 a 30.

A FINAL foi um pouco diferente porque as rondonienses equilibraram as coisas. No entanto, o diferencial das mineiras aconteceu no primeiro quarto com a vitória parcial por 20 a 5. No quarto seguinte, as adversárias foram levemente superiores (15x12). No penúltimo quarto, Minas fez 13 a 8. A vantagem de 17 pontos foi administrada no quarto final e mesmo com as rondonienses marcando 18 pontos contra 12, na somatória geral, mas mineiras já estavam com as duas mãos na taça.

CAMPEÃS

ISABELA (94), JÉSSICA (40), Cândida (14), Sthefany (54) e Mariana (14) – Biotécnico/Montes Claros; Andreza (37) e Tharyane (59) – São Lourenço); Camila (19) – Sesi/Cataguases; Daiane (62) – Varginha Tênis Clube; e Sheila (6) – Praia Clube – em parênteses, os pontos anotados por cada uma.
Compartilhar no Google Plus

Christiano Jilvan

Jornalista com quase 20 anos de profissão. Foi repórter e subeditor do Jornal de Notícias por mais de uma década, além de freelancer para os jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão, Estado de Minas e O Tempo. Colaborador para as TVs Geraes, Canal 20 e InterTV e Rádios Terra AM e Transamérica FM.

0 comentários: