Basquete Sub-17 Feminino é campeão mineiro

DEPOIS DO JEMG e do Brasileiro de seleções estaduais, meninas do Colégio Biotécnico faturam o Mineiro de forma invicta e já pensam nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, em Curitiba/PR

ANO DE
ouro para o basquete sub-17 feminino de Montes Claros. Nesse domingo, em Varginha, o time do Colégio Biotécnico conquistou o inédito título mineiro da categoria ao vencer o Praia Clube (Uberlândia) por 50 a 39, na rodada final do terceiro e último circuito, que teve como sede o ginásio do Varginha Tênis Clube. Foi a 10ª vitória em mesmo número de jogos. A campanha invicta teve 635 pontos a favor e 397 contra.


EM 2011, o time conquistou também os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) e, há uma semana, o técnico Rogério Sant’Anna e mais cinco atletas do time levantaram o Campeonato Brasileiro da 3ª Divisão junto ao restante do grupo da Seleção Mineira. Aliás, nessas duas taças as meninas não perderam uma vez sequer. São 30 jogos de invencibilidade no ano.

ATÉ O final do ano, mais um compromisso para as montes-clarenses na condição de representantes mineiras: as Olimpíadas Escolares Brasileiras, em Curitiba, entre os dias 2 e 11 de dezembro. O Torneio de basquete tem a Divisão Especial (12 times) e 1ª Divisão (de 12 a 16). Como o representante mineiro do ano passado fez uma campanha ruim (Colégio Magnum/BH), apenas na sétima colocação, o Biotécnico vai ao Paraná para jogar na 1ª Divisão.

MELHOR DE MINAS

O
CAMPEONATO Mineiro foi disputado em três circuitos, sendo dois em Varginha (junho e novembro) e um em Uberlândia (setembro), com todos os times jogando entre si em dois turnos. Nessa reta final, o time venceu o Varginha TC por 65 a 34, no dia 18, São Lourenço (75 a 34), no dia 19; e o Praia, no domingo, por 50 a 39.

CAMPEÃO MINEIRO, do JEMG e do Brasileiro, o técnico Rogério Sant’Anna (foto ao lado) briga que não vai se contentar com a “tríplice coroa” e vai a Curitiba para recolocar Minas na Divisão Especial das Olimpíadas Escolares – e como campeão. “O grupo soube aproveitar ao máximo a sequência de treinos e de jogos que fizemos nos últimos dias. Acho que esse foi o diferencial nesse último circuito em Varginha”.

OS MÉRITOS, o treinador divide com os companheiros de comissão técnica Eldinho, Wallison Botelho e Francyelle Fernanda, além dos parceiros que ajudaram a custear as viagens e outras demandas do grupo: Cartão para Todos, Faculdades Santo Agostinho, Bar do Tim, Roy Souto (93 FM), Victor Oliveira (Funadem), além dos familiares das atletas. Na viagem para o Sul de Minas, por exemplo, as mães das meninas organizaram uma feijoada para levantar recursos de custeio do transporte até Varginha.
Compartilhar no Google Plus

Christiano Jilvan

Jornalista com quase 20 anos de profissão. Foi repórter e subeditor do Jornal de Notícias por mais de uma década, além de freelancer para os jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão, Estado de Minas e O Tempo. Colaborador para as TVs Geraes, Canal 20 e InterTV e Rádios Terra AM e Transamérica FM.

1 comentários:

Anônimo disse...

Esse cara é fera!