No site da Fifa, Montes Claros segue o sonho de ser subsede da Copa

MONTES CLAROS está no site da Fifa. A cidade aparece como uma das seis cidades mineiras selecionadas como potenciais candidatas a receber um Centro de Treinamento de Seleções (CTS) ao lado de Uberlândia, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Araxá e Extrema. Até então, 14 municípios do Estado pleiteavam o direito de abrigar uma das quatro seleções que estarão compondo a chave do Mundial do Brasil/2014, em Belo Horizonte.

ATÉ O FINAL do ano, a Fifa selecionará de 64 a 90 cidades entre as 145 escolhidas nessa segunda-feira, em 19 estados brasileiros. São Paulo, com 45 opções, lidera o ranking.

A DECISÃO, como relata a Fifa em seu sítio eletrônico (http://is.gd/laPIgH), não quer dizer que estas cidades estão garantidas como CTS. Haverá, ainda, uma visita de representantes da entidade para avaliação de critérios técnicos e logísticos. Por outro lado, para superar essa primeira peneirada, Montes Claros foi reconhecida pela boa estrutura de aeroporto e acesso viário, além de possibilidade de expansão de sua rede hoteleira.

ATRAVÉS DO comitê gestor da Copa, as cidades de médio e grande porte do interior do Brasil foram incentivadas a se oferecerem como subsedes do Mundial de 2014. O caderno de encargos é óbvio: acesso viário, com estrutura de aeroportuária para grandes aviões, hotéis próximos ao aeroporto, estrutura de academia e estádio, dentre outros pontos óbvios.

EM SILÊNCIO

NESSE ASPECTO, Montes Claros trabalhou em silêncio, segundo adiantou o secretário de Indústria e Comércio, Edgar Santos Filho. Uma carta de intenções foi elaborada a partir dos contatos entre entidades como a ACI e CDL, município, Estado – como no caso da Unimontes - e a iniciativa privada, como o hotel Bonjuá, academias de ginástica e clubes recreativos, casos do Max Min e do Pentáurea.

OBVIAMENTE QUE nada está no ponto para algo em nível internacional, mas a colocação da cidade como as seis do Estado ainda em condições de pleitear uma subsede vislumbra a possibilidade de imediatismo como em projetos para a construção do estádio municipal.

OUTRA FRENTE

NA VISITA QUE fez a Montes Claros ainda em março para a entrega do Troféu Bola Cheia, o ex-atacante e hoje deputado estadual Marques, presidente da Comissão de Esportes da Assembléia Legislativa, fez uma observação à coluna: vai articular junto ao governo do Estado e organismos competentes para que os estádios mineiros não passem mais pelo drama dos vetos com os campeonatos em pleno andamento. Por outro lado, espera que os clube também não se privem da organização.
Compartilhar no Google Plus

Christiano Jilvan

Jornalista com quase 20 anos de profissão. Foi repórter e subeditor do Jornal de Notícias por mais de uma década, além de freelancer para os jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão, Estado de Minas e O Tempo. Colaborador para as TVs Geraes, Canal 20 e InterTV e Rádios Terra AM e Transamérica FM.

3 comentários:

Michelly Oda disse...

CHRISTIANO, TRABALHO NA TV GERAES E ESTOU QUERENDO MARCAR COM VOCÊ UMA ENTREVISTA EXATAMENTE A RESPEITO DO ASSUNTO DO POST. MEU EMAIL É MICHELLYODA@GMAIL.COM. 3221-9498

Anônimo disse...

Montes Claros subsede?só pode ser piada.

Anônimo disse...

vamo renovar esse blog ae cristiano...noticia ja esta velha...queremos saber mais sobre o nosso volei!
abraço