Jogo em Teófilo Otoni reacende rivalidade

CHANCE DE REAÇÃO para fugir da Z-2 passa por queda de tabu diante do América; histórico é de seis jogos

ALÉM DA NECESSIDADE de reação no Campeonato Mineiro para deixar a zona de rebaixamento - ocupa a 11ª posição -, o jogo deste sábado, em Teófilo Otoni, contra o América local, reacende um histórico de rivalidade na curta trajetória do Funorte. Ao lado do Mamoré, o Dragão é o adversário mais comum nos quatro anos de existência do Tricolor Universitário de Montes Claros, completados no último dia quatro.

O atacante Rogélio Ávila fez quatro gols no histórico do confronto, sendo dois por cada clube

NO TOTAL, SÃO
seis confrontos, sendo quatro pelas duas fases do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão de 2008 e dois no Módulo II Estadual de 2009, com três vitórias americanas e três empates. Curiosamente, todas as derrotas do Funorte aconteceram no estádio Nassri Mattar, local do jogo de depois de amanhã, um detalhe a mais para o time começar a mudar sua vida na competição deste ano. (Foto: Wilson Medeiros)

SE POR UM lado não tem nenhuma vitória diante do time vermelho, por outro o Funorte saboreia o que considera uma vantagem diante dos americanos. “Em 2008, eles venceram os jogos, mas quem levantou a taça fomos nós”, lembrou o técnico Luiz Eduardo Lima, comandante do Tricolor naquela temporada, em entrevista à regional da Rede Globo, em Montes Claros.

PRIMEIRO E ÚLTIMO

O PRIMEIRO DUELO
foi realizado em 25 de outubro de 2008, pela Segundona Mineira. No estádio José Maria Melo, a torcida assistiu o empate em 1 a 1, gols do volante Júlio César para o FEC e do meia-atacante Willison para os americanos. Já a última partida entre os dois times aconteceu em 19 de abril de 2009, pelo Módulo II, e o América/TO venceu em sua casa por dois a um, com gols de Denis e Miller para os vencedores, enquanto Rogélio Ávila fez o de honra para os montes-clarenses.

UM FATO COMUM em todos os confrontos está na reclamação sobre a atuação dos árbitros, como no jogo do primeiro turno do Módulo II, de 2009, quando o América abriu três a zero e cedeu o empate para os tricolores.

ALÉM DISSO, HÁ coincidências sobre jogadores que já vestiram a camisa dos dois clubes, casos do lateral direito Osvaldir, do zagueiro Rodrigo Sena e do atacante Rogélio Ávila, que passaram pelo Funorte e hoje estão no elenco do América. O mesmo acontece com o volante Anderson Toto, que fez parte do elenco americano em 2009 e atualmente é titular absoluto no time tricolor. (Foto: Heberth Halley)

HISTÓRICO DE JOGOS

Campeonato Mineiro da 2ª Divisão

25/10/2008
Funorte 1x1 América/TO
GOLS: Willison (A) e Júlio César (F)

12/11/2008
América/TO 1x0 Funorte
GOL: Rogélio (A)

30/11/2008
América/TO 3x2 Funorte
GOLS: Luís Henrique (2) e Willison (A); Osvaldir e Leandro Bocão (F)

10/12/2008
Funorte 0x0 América/TO

Campeonato Mineiro do Módulo II

18/02/2009
Funorte 3x3 América/TO
GOLS: Rogélio (2) e Ditinho (F); Willison, Jonatas Obina e Vinícius (A)

19/04/2009
América/TO 2x1 Funorte
GOLS: Dênis e Miller (A); Rogélio (F)
Compartilhar no Google Plus

Christiano Jilvan

Jornalista com quase 20 anos de profissão. Foi repórter e subeditor do Jornal de Notícias por mais de uma década, além de freelancer para os jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão, Estado de Minas e O Tempo. Colaborador para as TVs Geraes, Canal 20 e InterTV e Rádios Terra AM e Transamérica FM.

0 comentários: