Competição de base no Norte de Minas reúne 3,1 mil atletas

TAÇA PALIMONTES chega à sua 9ª edição e com um formato regional: 163 times nas três categorias e em oito sedes

MAIS UM EXEMPLO que vem da base. A tão sonhada competição regional que sempre foi planejada para a categoria dos adultos, mas que nos últimos anos (desde 1999) ficou restrita a só projetos no papel, enfim será realizada para as crianças. A taça Palimontes chega à 9ª edição em oito sedes: Bocaiúva, Coração de Jesus, Janaúba, Januária, Pirapora, São Francisco e São João da Ponte, além de Montes Claros.

A AMBIÇÃO DE coordenadores e patrocinadores é transformar a disputa na mais importante do gênero no interior de Minas para as categorias pré-mirim, mirim e infantil. E os números iniciais revelam que o planejamento não é exagero algum: serão 3,1 mil jogadores inscritos em 163 equipes para os três quadros. Além de clubes tradicionais, a disputa envolverá projetos sociais e associações de bairros.

“HÁ MUITA COISA para ser colocada em prática, mas é fato que estamos colocando em prática um sonho ao realizar a competição desse porte”, analisa o coordenador-geral da Taça Palimontes, Júnio Borges. Segundo ele, a previsão é de promover 626 jogos até a definição dos campeões. E cada sede terá seu coordenador.

O MODO DE DISPUTA será igual em cada uma das sedes: jogos dentro das chaves na primeira fase com a classificação dos primeiros colocados. Os campeões de cada cidade se enfrentarão pelo título geral. A região de Januária surpreende, já que possui o maior número de inscritos (28), seguida por Montes Claros (26), Bocaiúva (24) e Janaúba (24).

DECLARAÇÕES ADIAM ABERTURA

A SEDE DE Montes Claros da 9ª Taça Palimontes terá nova data de abertura. Ao invés deste domingo (13), a solenidade com desfile das equipes no estádio Rubens Durães Peres (campo da Liga - foto acima) foi adiada para o dia 20. O motivo estaria na dificuldade dos técnicos em conseguir a declaração escolar para a inscrição dos atletas.

SEGUNDO A COORDENAÇÃO, o problema é comum a praticamente todas as equipes porque a maioria das escolas cumpriu o recesso por causa do carnaval, o que diminuiu o prazo para a retirada do documento. “A inscrição de cada atleta passa necessariamente pela declaração”, resumiu Júnio Borges.

POR OUTRO LADO, ele vê um aspecto positivo com a mudança, já que a nova data coincidirá com a solenidade de abertura de outras sedes. “O mais provável é que teremos uma grande festa simultânea em pelo menos três sedes ao mesmo tempo”, acrescentou Borges. São João da Ponte e Coração de Jesus também têm suas aberturas previstas para o dia 20.

EM MONTES CLAROS há 26 equipes inscritas nos três quadros. PRÉ-MIRIM (CHAVE ÚNICA): Novo Clube/novo Nordisk, Magalhães Esporte Clube, Santa Lúcia Esporte Clube, AABB/Cruzeiro Esporte Clube, Associação Desportiva Real Cruz Azul e Nasa Esporte Clube; MIRIM e INFANTIL: chave A - AABB/Cruzeiro Esporte Clube, Internacional Futebol Clube, Nasa Esporte Clube, Mackenzie Esporte Clube e Coroinha Esporte Clube; chave B - Novo Clube/Novo Nordisk, Real Cruz Azul, San Diego Júnior, Magalhães Esporte Clube e Vera Cruz/Santa Lúcia.
Compartilhar no Google Plus

Christiano Jilvan

Jornalista com quase 20 anos de profissão. Foi repórter e subeditor do Jornal de Notícias por mais de uma década, além de freelancer para os jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão, Estado de Minas e O Tempo. Colaborador para as TVs Geraes, Canal 20 e InterTV e Rádios Terra AM e Transamérica FM.

0 comentários: