Melhor futsal de Minas é de Montes Claros

MENINAS DESBANCAM time de GV em casa e levam o Campeonato Mineiro Adulto; ano que vem tem Taça Brasil


O MONTES CLAROS TÊNIS Clube (MCTC) é o novo campeão mineiro de futsal feminino. No final de semana, o time desbancou o favorito Philadélfia em sua própria casa e foi o primeiro colocado no quadrangular final disputado em Governador Valadares, que teve ainda o Clube Passense de Natação (Passos) e o Santa Cruz/Cera Ingleza (BH). Essa foi apenas a segunda temporada que o clube disputou o Mineiro Adulto e, com o feito, garantiu a vaga como representante do Estado na Taça Brasil, marcada para o segundo semestre de 2011.

A CONQUISTA COLOCA Montes Claros como a principal referência da modalidade em 2010. Em outubro, o clube conquistou os Jogos do Interior de Minas, que tem praticamente o mesmo peso do novo título, já que as demais equipes também estavam na disputa por suas cidades. A final do JIMI, por exemplo, foi entre Montes Claros, com as mesmas meninas do MCTC, e o Governador Valadares, que teve toda a base do Philadélfia.

REENCONTRO

DEPOIS DE UMA viagem cansativa que atravessou a noite de domingo e a madrugada dessa segunda-feira, as campeãs voltaram a se encontrar no ginásio Darcy Ribeiro, do MCTC, onde receberam jornalistas para apresentar o troféu e medalhas, mas nem todas compareceram. O time é formado por jogadoras de pelo menos cinco cidades do Norte de Minas, como Janaúba, Grão Mogol, Pirapora e Olhos D’Água, além de Montes Claros.

A GOLEIRA NATÁLIA Siega, de 26 anos, que divide a rotina entre os treinos e jogos do futsal e profissão de professora de educação física na rede pública em Montes Claros, acredita que o clube será melhor reconhecimento de agora em diante. “A gente ainda joga porque gosta muito do futsal. Enquanto adversárias como o Philadélfia recebem até bolsa de estudos em Universidade, a gente joga o futsal mais como lazer do que uma profissão”, disse ao JN.

UMA DAS MAIS experientes do grupo, a fixa Priscila é uma das representantes de Janaúba no grupo. Aos 27 anos, ela encarou a estrada todos os finais de semana para cumprir a agenda de treinos no Ginásio do MCTC. Mas garante que o sacrifício valeu a pena: “temos hoje o melhor futsal de Minas Gerais”, completou, lembrando que, no ano passado, quando o clube estreou no Mineiro, chegou ao vice-campeonato.

O TÉCNICO ROGÉRIO Guedes Maciel, o “Bezerra”, lembra que o grupo atual foi montado há apenas três anos e citou uma curiosidade: “nas competições locais, como as Copas InterTV e Montes Claros, as meninas têm liberdade de jogar por outros clubes, já que o MCTC visa somente as disputas oficiais como Mineiro e JIMI”. Ou seja, o MCTC tem, na prática, conta em suas fileiras com a seleção do Norte de Minas.

JABs TAMBÉM

O TÍTULO MINEIRO garantiu, ainda, o MCTC como o dono da vaga de Minas nos Jogos Abertos Brasileiros (JAB’s), em Poços de Caldas. Para chegar a ele, o time disputou duas fases. Na primeira, apenas com times do interior, ficou em segundo. Venceu João Monlevade e Contagem por 7x3, mas perdeu para o Philadélfia (3x5). Já na final, venceu o Clube Passense por 3x0 na estreia, perdeu para o Santa Cruz na segunda rodada (3x6), mas venceu o Philadélfia na rodada final (6x5). Montes-clarenses e valadarenses empataram em seis pontos, contra quatro do Santa Cruz e apenas um do Passense. O título teve que ser decidido pelo confronto direto.

O GRUPO CAMPEÃO teve as golerias Iana e Natália; alas: Daiany (na foto acima, ao lado do técnico Rogério Maciel), Andréa, Naiane, Mariana e Jane; fixas: Taís e Priscila “Pri”; pivôs: Maraisa, Cínthia, Katiane e Ana Cláudia.
Compartilhar no Google Plus

Christiano Jilvan

Jornalista com quase 20 anos de profissão. Foi repórter e subeditor do Jornal de Notícias por mais de uma década, além de freelancer para os jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão, Estado de Minas e O Tempo. Colaborador para as TVs Geraes, Canal 20 e InterTV e Rádios Terra AM e Transamérica FM.

1 comentários:

maicom vinicius disse...

priscila e um atleta muito esforçada.