Mineiro de vôlei para o BMG/Montes Claros já tem nomes e datas

CALENDÁRIO DEFINIDO

A FEDERAÇÃO MINEIRA
de Voleibol (FMV) já tem definido seu planejamento para a disputa do Campeonato Estadual, primeira competição oficial na agenda do BMG/Montes Claros na temporada 2010/2011. Por ser um dos times de Minas Gerais na Superliga Nacional, o atual vice-campeão brasileiro tem direito à vaga direta na segunda fase, prevista para o período entre de 8 a 31 de outubro. Hoje, a VENETA apurou que o BMG/Montes Claros estreará no próprio Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, contra o Vivo/Minas, provavelmente no dia 8/10.

DUAS FASES

EM RELAÇÃO AO ANO
passado, haverá mudanças consideráveis na fórmula de disputa. A fase classificatória, com as chamadas equipes pequenas, e os três circuitos antes das semifinais e finais já não existem mais. De acordo com o presidente da FMV, Carlos Rios, o Carlão, o Campeonato Mineiro/2010 terá um regulamento simples, com duas fases, totalizando, juntas, oito clubes. “A gente teve algumas desistências de última hora, mas nada que comprometa o planejamento”, disse o dirigente.

FORÇA

CARLÃO, QUE ESTÁ
trabalhando como comissário da CBV em uma competição no Mato Grosso do Sul, disse por telefone acreditar que a presença de três clubes do Estado na Superliga pelo segundo ano consecutivo “deixa evidente a qualidade do vôlei mineiro e, como conseqüência, um dos campeonatos mais fortes do País”.

PRIMEIRA FASE

A PRIMEIRA FASE
acontecerá já em setembro, entre os dias 1º e 5 de setembro, e terá Belo Horizonte como sede. Contará com a participação de cinco times: Minas Tênis Clube (Juvenil), Olympico/Martplus (BH), UFJF/Café Toko/MRS (Juiz de Fora), Sada/Cruzeiro (Juvenil) e Uberlândia Tênis Clube. A equipe da Prefeitura de Monte Carmelo seria a sexta participante, mas oficializou sua desistência nessa segunda-feira.

SEGUNDA FASE

OS CINCO TIMES
jogarão entre si em apenas um turno e o primeiro colocado se classificará para a segunda fase, na qual se juntará ao trio formado por BMG/Montes Claros, Vivo/Minas e Sada/Cruzeiro. A partir desta etapa, os times vão jogar em dois turnos e a classificação geral vai definir a ordem das semifinais (1º x 4º e 2ºx 3º). As semifinais e a final serão em jogos únicos no sistema olímpico e na cidade do time de melhor campanha geral na segunda fase.

NA LIGA

DOS TIMES RELACIONADOS
e confirmados para a primeira fase do Campeonato Mineiro de Vôlei, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Olympico Club disputaram recentemente a Liga Nacional, competição classificatória para a Superliga, mas ficaram pelo caminho. O time da AABB/Niterói, do Rio de Janeiro, que utilizou uma base do Volta Redonda, ficou com a única vaga da chave para as finais.

PONTOS CORRIDOS

O DIRETOR DE UNIDADE
Técnica e Eventos da FMV, Alair Lúcio, disse à VENETA que a segunda fase do Campeonato Mineiro será no sistema de pontos corridos. Caso o classificado da primeira fase seja um dos times de Belo Horizonte, a idéia será de realizar um turno em Montes Claros (o primeiro) e o outro na Capital.

TURNO EM MONTES CLAROS

“JÁ ELABORAMOS UMA
tabela preliminar, que prevê um dos turnos em Montes Claros. Os três times classificados iriam ao Norte de Minas em um final de semana para um dos turnos”, adiantou Alair. Segundo ele, BMG/Montes Claros jogaria contra no Minas na sexta-feira (8/10) e no dia seguinte faria a partida diante do classificado da primeira fase. No domingo (10/10), encerrando o turno, teria o Sada/Cruzeiro como adversário.

SEMANA SEGUINTE

O RETURNO, POR SUA VEZ
, provavelmente no final de semana seguinte (16 a 17 de outubro), mesmo que o classificado da primeira fase não seja de Belo Horizonte, deve acontecer naquela cidade. “Pela estrutura, a gente vai conversar com as equipes para que os jogos sejam na Capital”, completou o diretor.

TV DÁ PALPITE

NO ENTANTO, ALAIR LÚCIO
deu uma informação importante, que pode resultar em alguma mudança significativa. A definição de datas dependerá, também, de com um acordo entre a Federação Mineira e a TV Alterosa/SBT, detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Mineiro.
Compartilhar no Google Plus

Christiano Jilvan

Jornalista com quase 20 anos de profissão. Foi repórter e subeditor do Jornal de Notícias por mais de uma década, além de freelancer para os jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão, Estado de Minas e O Tempo. Colaborador para as TVs Geraes, Canal 20 e InterTV e Rádios Terra AM e Transamérica FM.

1 comentários:

Anônimo disse...

EU MORO EM BRASILIA DE MINAS NO N 17 B-sao joao rua ZEZE BOTELHO E QUERIA ENTRAR NO VOLE DE MONTES CLAROS