Funorte: enfim, o STJD agendou; testes só amadores, dúvida tática e a estreia não muda

ENFIM O CASO VITINHO

ATÉ QUE ENFIM! Nesta quinta, às 13 horas, acontecerá no STJD da CBF, no Rio de Janeiro, a tão esperada análise dos recursos que a Procuradoria da Federação Mineira de Futebol apresentou contra o Mamoré, em função do já cantarolado caso "Vitinho". Trata-se dos processos 050 e 051/2010, recursos voluntários com procedência do TJD/FMF e que têm como relator, o auditor Alberto dos Santos Puga Barbosa. O Funorte é o maior interessado porque, diante da punição do clube de Patos de Minas, ficaria com uma das vagas de acesso para a Elite de Minas em 2010. A outra é do Guarani de Divinópolis.

FOI ASSIM...

RECAPITULANDO: o meia Vitinho, do time de Patos de Minas, teria jogado duas vezes ao final de abril, pelo Mineiro do Módulo II,com o documento adulterado no que se refere ao seu tempo de contrato. Na via do seu clube e do próprio atleta, a data de vigência terminaria em junho, mas na via da FMF, nos primeiros dias de abril. E foi a data estabelecida pela Federação que foi reproduzida no BID da CBF, documento máximo para a regularização de qualquer atleta de qualquer competição oficial no Brasil. A denúncia é a mesma que já foi julgada nas 1ª e 2ª instâncias do TJD da FMF, com uma vitória para cada lado, curiosamente, pelo mesmo placar: 6x0.

FALA WCAMPOS

UM DOS MAIS experientes repórteres na cobertura da CBF, assim como na do STJD, Wellington Campos, da Rádio Itatiaia, me disse, via Twitter, que esta é a instância final. Quem convencer o STJD, passa a ter a razão em todo o imbróglio. Ainda garantiu que vai acompanhar as duas sessões. Sobre a demora, já que a denúncia da Procuradoria (N. do R. o FEC não é parte citada), o Superior Tribunal de Justiça segue uma agenda a partir da apresentação dos recursos.

RESTAM OS AMADORES

QUEM NÃO TEM CÃO, caça com gato. O ditado popular faz jus ao planejamento do Funorte na véspera da estreia na taça Minas Gerais. Sem times profissionais nas cidades mais próximas para testar o time contra adversários mais fortes, o clube está recorrendo às seleções amadoras para finalizar sua preparação para a partida contra o Uberaba, dia 25, no Triângulo Mineiro.

SÃO CHICO E M.AZUL

NESTA QUARTA-FEIRA, vai enfrentar a Seleção Amadora de São Francisco, e, três dias depois, vai a Monte Azul jogar contra um combinado local. O primeiro teste será realizado no Estádio Braziliano Braz, em São Francisco, às 18h30. O técnico Maurélio Miranda vai levar todos os jogadores à sua disposição. A delegação segue viagem por volta das 15 horas.

NÃO TEVE JEITO

O DIRETOR DE FUTEBOL Odair Borges explicou que a ideia era jogar contra times profissionais e, preferencialmente, que têm ritmo de jogo. Houve até um contato com o Guanambi Atlético Clube, da 2ª Divisão da Bahia, por iniciativa dos próprios baianos, mas que não oficializaram a proposta aos montes-clarenses como se esperava para esta semana. Em Minas, a cidade mais próxima de Montes Claros que tem um time profissional em atividade no momento é Patos de Minas, a 400 quilômetros, no caso o Mamoré. No entanto, como se trata de um de seus adversários da própria Taça Minas Gerais (além de serem rivais), a proposta de amistoso por lá foi descartada.

UBERABA PEDIU

OLHA A INFORMAÇÃO que apuramos nesta quarta-feira. Ainda na segunda-feira, o Uberaba Sport Club formalizou à direção do Funorte, o pedido para que a data da estreia na Taça Minas Gerais seja alterada. O jogo até então está marcado pela Federação Mineira de Futebol para 25 de agosto, às 20h30, no Estádio Uberabão. O comando do Zebu quer adiá-lo para o dia 26 ou antecipá-lo para o dia 24 entendendo que, na mesma data haveria a concorrência de público com o jogo Cruzeiro x Corinthians.

BOA VONTADE

A PARTIDA PELO Campeonato Brasileiro será em Uberlândia. A proximidade das cidades, de acordo com o Uberaba, esvaziaria seu estádio diante do interesse dos torcedores ou mesmo quem optasse em ficar na sua terra, teria a TV como alternativa para acompanhar o jogo do time de Cuca, deixando de lado a ida ao Uberabão, como analisou o diretor Fernando Rosa. O comando do Funorte bem que mostrou boa vontade com a mudança, até porque, diante da antecipação (opção considerada a mais interessante), ganharia mais um dia de descanso até a partida contra o Uberlândia, na segunda rodada, já em Montes Claros. Mas o agendamento prévio do ônibus de viagem, reservas de hotel e restaurante em Uberaba, feito pelo diretor de futebol Odair Borges, impediu o Tricolor de concordar com uma nova data.

QUAL ESQUEMA?

SOBRE O AMISTOSO EM São Francisco, nesta quarta-feira, às 18h30, o técnico Maurélio Miranda disse que vai mandar a campo o time que considera ideal. No entanto, para o decorrer dos 90 minutos, prometeu fazer as duas variações táticas que vêm sendo testadas até então. "Posso jogar com o 4-5-1 ou o 3-5-2", disse, lembrando que a diferença de um para outro está mesmo na liberdade que os laterais ganhariam. É bem provável que o esquema com dois zagueiros comece em São Francisco, com Adson; Diego Fiúza, Alex, Eddiê e Thiaguinho; Marcelino, Anderson Toto, Andrezinho, Rafinha e André Malacrida; Rômulo. Com a provável mudança, Anderson passaria a ser o terceiro zagueiro e Andrezinho assumiria a ala esquerda, com Rafinha e Rômulo à frente.

REGULARIZANDO...

NO CAMPO, O TIME considerado titular parece bem próximo da definição, mas fora dele, o FEC tem ainda que regularizar alguns contratos na Federação Mineira de Futebol. O prazo final para utilizar atletas na primeira partida é a tarde de segunda-feira, 48 horas antes de entrar em campo em Uberaba. E completando: o experiente Luiz Fernando Gatão (ex-Atlético e Ipatinga) deixou o cargo de preparador de goleiros do Funorte depois de 15 dias de trabalho, alegando questões pessoais para conciliar os treinos e viagens do clube com os seus compromissos profissionais. Altair Leal, o Cuíca, ex-técnico do time Juvenil e atual preparador de goleiros do Júnior, assumiu ao função desde a semana passada.

BOM MANDANTE

O CLUBE CUMPRIU MAIS uma vez seu papel como mandante (uma campanha de 100% em três jogos) e venceu outra vez no Campeonato Mineiro Júnior. Foi no sábado, com três a um sobre o União de Itabirito, pela quinta rodada do turno da 2ª fase, em tarde de muito calor no Estádio José Maria Melo. O zagueiro Cadu foi o destaque, com dois gols. Gabriel completou o placar. Todos aconteceram no segundo tempo e a partir de jogadas de bola parada.

SALTO

O TIME DO TÉCNICO Erivelto Martins saltou da quinta para a terceira colocação, com 9 pontos e dois gols de saldo, ainda atrás do Cruzeiro (9) e do Democrata de Sete Lagoas (10). Ainda no sábado, o Cruzeiro goleou o Tupi, na Toca da Raposa, por quatro a um, chegando aos mesmos nove pontos do FEC, mas com sete gols de saldo. Já o Democrata, na condição de visitante, fez quatro a zero no Venda Nova e se manteve na liderança isolada, agora com 10 pontos.

UNIÃO DE NOVO

NO SÁBADO, o FEC terá de novo o União como adversário, em Itabirito, pela rodada de abertura do turno. O primeiro tempo sem mexer no placar, segundo Martins, foi consequência do nervosismo dos jogadores. De fato, o Funorte teve pelo menos duas finalizações. “Se o gol aconteceu em uma cobrança de falta, é porque estava acontecendo uma jogada com a bola rolando. Ou seja, o meu time trabalhou bem taticamente”, disse ainda o treinador.

RIO-BAHIA

O FUNORTE AMPLIOU sua área de 'garimpagem' por novos talentos para as categorias de base, além de Montes Claros e das demais cidades do Norte de Minas. Do grupo formado para o atual Campeonato Mineiro Júnior, no qual é terceiro colocado, pelo menos oito jogadores vieram de outros estados, em especial do Rio de Janeiro e da Bahia. O clube entende que esse processo acontece naturalmente, até porque, nos últimos dois anos, conquistou resultados expressivos, como o bicampeonato do interior e participações em competições de expressão como a Copa Macaé, Taça BH e a Copa São Paulo. Assim, passou a ser vitrine para atletas e empresários.

PENEIRADA

MAS QUANDO "Maomé não pode ir à montanha, a montanha que vá a Maomé". Com base do ditado popular, o FEC, ao invés de sair à caça por mais talentos, espera recebê-los. Está anunciando a realização de mais uma peneirada de garotos, no próximo dia 27 (sexta), em seu CT do Distrito Industrial. O jovem interessado deve ter entre 15 e 18 anos e, antes de entrar em campo, apresentar atestado médico comprovando que está apto para praticar qualquer tipo de atividade física.
Compartilhar no Google Plus

Christiano Jilvan

Jornalista com quase 20 anos de profissão. Foi repórter e subeditor do Jornal de Notícias por mais de uma década, além de freelancer para os jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão, Estado de Minas e O Tempo. Colaborador para as TVs Geraes, Canal 20 e InterTV e Rádios Terra AM e Transamérica FM.

0 comentários: