Funorte vende três; Rivaldo ou Lorena: oposto é incógnita; Jabulani?

SURTIU EFEITO

A PARTICIPAÇÃO
na Taça BH Júnior surtiu o efeito que o Funorte esperava, mesmo o clube apostando em uma mescla entre seu time júnior e a Seleção de Brumadinho, nome que teve de ser divulgado na tabela oficial da competição. A segunda melhor campanha na Chave A e a participação nas oitavas-de-final contra o Juventude foram suficientes para dar a vitrine aos seus jogadores e, no final da semana passada, a diretoria oficializou a venda de três deles para um clube da primeira divisão do futebol brasileiro. (foto: Xu Medeiros)

40% MANTIDOS

O MEIA PEU
, o zagueiro Ícaro e o atacante Marden, todos de 18 anos, já são atletas do Vitória da Bahia, uma das grandes referências do Brasil no futebol de base. Por enquanto, os valores não foram revelados, mas o Funorte procurou pensar no futuro para fechar a negociação, pois manterá 40% dos direitos federativos de cada atleta.

20 POR ANO

DENTRE
tantas propostas, a oferta do Vitória pesou pela tradição que o clube baiano tem em revelar jogadores, além da visibilidade que o time de base ganhou no exterior. São nada menos que 20 torneios por ano, entre brasileiros, sul-americanos e na Europa.

PRIMEIRA VENDA

DESDE A
sua fundação, há três anos, esta é a primeira vez que o Funorte oficializa uma venda de atletas. Em outras oportunidades, houve apenas empréstimos. Antes mesmo de qualquer acerto do trio com o rubro-negro, a direção já havia se pronunciado sobre a aplicação dos recursos. Como o clube é mantido pela própria faculdade que lhe empresta o nome, o dinheiro será revertido nos próprios projetos de futebol.

JABULANI, NÃO SEI...

NO BATE PAPO
da semana passada – que foi publicado aqui no JN e no blog da coluna -, além da carreira, o técnico Hélio dos Anjos falou bem sobre a participação brasileira na Copa.
FEZ ATÉ previsão sobre a estreia de hoje, contra a Coreia do Norte: “não é um adversário à altura do Brasil”, resumiu, lembrando que os asiáticos se destacam pelo vigor físico; “e só”.
MESMO CONHECIDO por não medir palavras (lembra-se do episódio no Goiás: “futebol não é para homossexual”), fugiu de uma polêmica quando indagado sobre a Jabulani.
A BOLA DA Copa do Mundo é fabricada pela alemã Adidas, mesma empresa que fornece os materiais esportivos do seu clube, o Al Nasr, dos Emirados Árabes Unidos.
“SÓ POSSO dizer que no futebol, além das regras, quase tudo conspira contra o goleiro”, brincou. (foto: Arthur Leite)

FIXO NÃO

POR CAUSA DA
coincidência de horários nos jogos de cada rodada, a Polícia Militar não está disponibilizando efetivo fixo para o Campeonato Amador. Por enquanto, os árbitros chiaram pouco, mas a medida que a primeira fase por se aproximando do período decisivo, é bem provável que as partidas sejam marcadas em dias diferentes atendendo à PM.

RIVALDO INCÓGNITA

REPERCUTINDO
a informação do companheiro Rubem Ribeiro, do canal 20, ontem de manhã, em um flash especial para a Rádio Terra. O Bonsucesso/Montes Claros pode perder o oposto Rivaldo antes mesmo de sua apresentação, prevista para o dia 21. Embora já tenha assinado o contrato, ele estaria negociando a saída após receber uma proposta do exterior. Não se sabe se a oferta vem da Rússia ou da Turquia, mas uma coisa é certa: o valor proposto é três vezes maior que o que foi acertado e o clube montes-clarense vem mostrando compreensão com o caso.

SEM CLUBE

E POR SE TRATAR
da posição de oposto, surgiu na cidade o boato de que Lorena, caso Rivaldo saia, seja o nome para substituí-lo. De fato, o maior pontuador da Superliga ainda está sem clube, mas a direção do Montes Claros não dá sinais de que buscaria o ídolo da torcida de volta. (foto: Clésio Robert)

AINDA NADA

A PREVISÃO PARA
o último dia 10 caiu por terra. E mais: nem mesmo nesta semana, conforme a agenda no site da CBF, acontecerá o julgamento do recurso apresentado pela Procuradoria da FMF no STJD/CBF para o “Caso Vitinho”, que pode mudar a ordem de acesso do Campeonato Mineiro do Módulo II. Se a denúncia for acatada pelo tribunal do Rio de Janeiro, o Funorte tomaria a vaga do então classificado Mamoré.

COMBINA

ESTUDO E COPA DO
mundo combinam? Na programação das faculdades Santo Agostinho sim. O auditório da sede, no bairro JK, recebeu um telão para a transmissão dos principais jogos do Mundial da África do Sul, com direito à distribuição de pipoca e refrigerante para o público. As "vuvuzelas" também aparecem por lá. Os funcionários também estão recebendo camisas personalizadas com as cores do Brasil.

PLANO JANUÁRIA 2011

PADRINHO DO
leilão beneficente da Fundação Sara, com a doação de 36 camisas para reforçar o apoio ao tratamento do câncer infantil, o ex-zagueiro Odair assumiu a função de gestor depois que encerrou a carreira em janeiro último. Atua na Secretaria de Esportes de Januária e até tentou implantar lá o mais novo time profissional do Norte de Minas, já visando a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. Mas como perdeu o prazo da FMF para novas filiações (venceu em abril), a ideia foi adiada para 2011, impreterivelmente. (foto: Leonídia Rodrigues)
Compartilhar no Google Plus

Christiano Jilvan

Jornalista com quase 20 anos de profissão. Foi repórter e subeditor do Jornal de Notícias por mais de uma década, além de freelancer para os jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão, Estado de Minas e O Tempo. Colaborador para as TVs Geraes, Canal 20 e InterTV e Rádios Terra AM e Transamérica FM.

1 comentários:

Igor disse...

Ia ser uma boa ter o Lorena de novo agitando a torcida e os adversários do Montes Claros.