Estreia em Uberaba; versão da Liga; camisa pode mudar e o PS3

FORA DE CASA

O FUNORTE
vai iniciar a disputa da Taça Minas Gerais como visitante. Ontem à noite, a Federação Mineira de Futebol (FMF) divulgou a tabela oficial da primeira fase e o Formigão vai estrear em 25 de agosto, às 20h30, no Estádio Engenheiro João Guido, contra o Uberaba Sport. Três dias antes, seus outros quatro adversários entrarão em campo: Uberlândia x Villa Nova e Tricordiano x Mamoré (10h30). O primeiro jogo do Tricolor em Montes Claros será num domingo (29), contra o Uberlândia, às 16 horas. (fotos: Tribuna de Minas)

MUDANÇAS

O REGULAMENTO
da Taça mudou em relação ao ano passado. Ao invés da divisão em chaves na primeira fase, a FMF sugeriu a criação de um grupo único por causa do número reduzido de times, que jogarão entre si em dois turnos. Os quatro primeiros colocados garantem vaga nas semifinais, que serão disputadas no sistema "mata-mata". Os ganhadores fazem a final. Conforme o regulamento, o campeão garante a terceira vaga do Estado na disputa da Copa do Brasil do ano que vem.

QUARTA-FEIRA?

A ESTREIA
vai acontecer numa quarta-feira por força do regulamento, que prioriza um forma de tabela para o clube que estiver disputando, ao mesmo tempo, uma competição nacional. É o caso do Uberaba, que vai estar na taça MG e no Brasileiro da Série D (4ª Divisão) paralelamente.

PRIMEIRA VEZ

EM 2009
, o Funorte aventurou-se pela primeira vez na Taça Minas Gerais, mas acabou não aproveitando o fato de alguns de seus adversários ter utilizado times reservas na competição – caso de América e Tupi. Chegou na última rodada com chances de classificação para as semifinais, mas acabou eliminado com um empate em um a um com o América, no Independência. Curiosidade ou não, o título da Taça MG ficou com o Uberaba, adversário da estreia neste ano.

QUEM FICA?

COM DOIS
meses de trabalho até o primeiro jogo, a diretoria do Funorte vai adotar a cautela para analisar o grupo profissional. Nem mesmo a comissão técnica está confirmada. É certo que nem todos os jogadores que atuaram no Mineiro do Módulo II terão seus contratos renovados. Ao mesmo tempo, atletas que se destacaram nos adversários podem aparecer com a camisa do FEC, como o atacante Jonatas Obina e o meia/lateral Wemerson, ambos do Tricordiano.

TRIBUNAL

O RECURSO
comprovado – não aparece nos editais de citação e intimação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da CBF (STJD) para as sessões desta sexta-feira (18) e da terça-feira, dia 22, no Rio de Janeiro. A denúncia diz respeito a uma suposta irregularidade do meia do Mamoré que teria jogado duas vezes no Módulo II com o contrato vencido. O curioso é que, mesmo com esse impasse jurídico, as finais do campeonato foram realizadas e teve o Guarani de Divinópolis como campeão e o próprio Mamoré como vice. Ambos, até o momento, são os donos das vagas de acesso para a Elite do ano que vem.


VERSÃO DA LIGA

A LIGA DE
futebol dá sua versão sobre a falta de policiamento permanente nos jogos do Campeonato Amador. A questão não seria apenas pela coincidência de horários dos jogos a cada rodada, mas, também, pela realização de outros eventos na cidade na mesma data, como shows e festas populares. Por isso, a PM tem atuado de forma volante, com uma viatura percorrendo os campos com jogos sempre que possível.

“FUTURO EX-CAMPINHO”

A PELADA
semanal na área vizinha à loja maçônica Acácia de Paula, geralmente aos sábados à tarde, parece estar com os dias contados.
POR QUESTÕES de caixa, a prefeitura está negociando o terreno às margens da avenida José Correa Machado, entre os bairros Funcionários e Jardim São Luís.
A INICIATIVA VALEU até mesmo um anúncio em página colorida, comunicando a população sobre a realização de um leilão.
O LANCE MÍNIMO não foi divulgado, mas apuramos: algo em torno de R$ 1 milhão.

PROJEÇÃO

A VENDA
de três jogadores para o Vitória da Bahia deu projeção ao Funorte na mídia estadual.
DOIS SITES especializados em futebol publicaram a notícia nos últimos três dias.
O FUNORTE manteve 40% dos direitos federativos de cada um, já prevendo alguma visibilidade maior no clube baiano e, quem sabe, uma negociação mais rentável com os clubes de maior projeção.
MAS O ACERTO teria, ainda, um percentual reservado a um empresário da cidade. É o que ele diz. (foto: Wilson Medeiros)

MATERIAL PODE MUDAR

SE OS NOVOS
patrocinadores não apareceram com propostas de forma oficial, o mesmo não se pode dizer em relação aos fornecedores de materiais esportivos. O time de vôlei de Montes Claros tem em mãos algumas ofertas para a sua camisa na próxima temporada. A Finta tem interesse na renovação, mas o sucesso de vendas nessa primeira superliga do clube despertou a cobiça de outros fabricantes - Olympikus seria um deles. (Foto: Divulgação)

ENCONTRO DA “COPA”

TRADICIONALMENTE
realizado em novembro, no feriado do dia 15, o Encontro dos ex-alunos e ex-atletas maristas do Colégio São José já vem sendo organizado desde então. A primeira ideia diz respeito ao batismo dos times que participam do torneio anual de futebol de campo. Se for repetido o número do ano passado, receberão os nomes dos oito primeiros países na classificação final da Copa do Mundo da África do Sul. A sugestão é do coordenador Pierre Albert.

PÉROLA

DETECTADO
como talento acima da média, o garoto Igor, de 11 anos, é apontado como a jóia – e porque não redenção – da escolinha de futebol do 15 de Março, de Janaúba. Meia atacante, ele já estaria com um acerto firmado com o Goiás para o ano que vem e, do clube esmeraldino, já receberia uma ajuda de custo de R$ 500,00 (mês). O clube trabalha somente com categorias de base, inclusive com participação na Copa Drogaria Minas Brasil Infanto-Juvenil, que é realizada somente nos campos de Montes Claros.

CAMPEONATO DO CONTROLE

A ONDA
que a Copa da África do Sul vem provocando em Montes Claros vai além dos bares lotados em dias de jogos, ruas decoradas, vendas de camisas originais – e as réplicas – ou mesmo pesquisas escolares sobre os trinta e dois países deste primeiro mundial no continente africano. Está em pauta a realização de um campeonato do videogame PlayStation 3 para crianças e marmanjos, mas somente com seleções. (Reprodução)
Compartilhar no Google Plus

Christiano Jilvan

Jornalista com quase 20 anos de profissão. Foi repórter e subeditor do Jornal de Notícias por mais de uma década, além de freelancer para os jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão, Estado de Minas e O Tempo. Colaborador para as TVs Geraes, Canal 20 e InterTV e Rádios Terra AM e Transamérica FM.

2 comentários:

Anônimo disse...

To ansiosa para comprar a nova camisa do Funadem Montes Claros.

Anônimo disse...

Bem que vc poderia ter citado estes sites especializados que noticiaram as vendas do FEC, até colocado o link, manolo...