Exército anuncia a III Rústica no Dia mundial de combate ao Diabetes

O comando do 55º Batalhão de Infantaria de Montes Claros fez hoje, uma coletiva com os jornalistas especializados para apresentar o projeto da III Corrida Rústica do Exército, que será realizada no próximo dia 14, em parceria com a campanha da Novo Nordisk pelo Dia Mundial do Diabetes.

A prova deverá reunir 400 participantes, com percurso de 10 quilômetros pelos bairros Ibituruna, Funcionários, Major Prates, São Luís, Centro e Todos os Santos
. Haverá uma premiação especial para o montes-clarense melhor colocado - independente da categoria - e para o campeão geral da categoria principal (R$ 1 mil).

A novidade na edição deste ano, além da campanha social pelo controle e prevenção do diabetes desenvolvida em conjunto com
a empresa multinacional, é a implantação do controle eletrônico. "O atleta receberá um chip individual, com acompanhamento desde a largada e em pontos pré-determinados até a chegada", explicou o comandante do 55º BI, Tenente-Coronel Marcos Antonio Carpegiani. Segundo ele, esse mecanismo segue uma exigência tanto da Federação Mineira e da Confederação Brasileira de Atletismo - critérios internacionais.

As inscrições podem ser feitas nas lojas da Drogaria Minas Brasil e na Academia FW-13, ao valor simbólico de R$ 10,00, independente da categoria. O corredor terá direito à camisa oficial e um kit com bolsa, protetor solar, frutas, cereais e isotônicos. A largada está programada para as 8h30, em frente ao Ibituruna Shopping. Paralelamente à corrida, será desenvolvido um trabalho comunitário no mesmo local, com testes de glicemia e medição de pressão arterial, além de uma caminhada de cinco quilômetros com estudantes e idosos também alusiva ao Dia Mundial do Diabetes.

SUPORTE

O Tenente-Coronel Paulo de Tarso Ramos, sub-comandante do Batalhão, explicou ainda que pelo menos cem militares estarão envolvidos na organização e segurança da prova, mas isso não vai impedir que o Exército não seja representado na prova. "Teremos os nossos atletas", acrescentou. Segundo ele, todos os quesitos de segurança já foram cumpridos. "Temos parceiros imprescindíveis nesse sentido: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, MC Trans, Samu e Hospital Aroldo Tourinho", completou o militar, lembrando do suporte da Copasa nos pontos de água e do Ibituruna Shopping na cessão do espaço para o atendimento comunitário.

No ano que vem, a intenção do Exército é de oficializar a prova nas entidades de Atletismo, mas enquanto isso não acontece "a proposta é de seguir o modelo das provas homologadas", disse o chefe de comunicação do Batalhão, Tenente Sachetto. Por isso, todos os competidores da III Rústica receberão medalhas ao completar a prova. Há 11 categorias em disputa para ambos os sexos, a partir dos dezesseis anos.
Compartilhar no Google Plus

Christiano Jilvan

Jornalista com quase 20 anos de profissão. Foi repórter e subeditor do Jornal de Notícias por mais de uma década, além de freelancer para os jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão, Estado de Minas e O Tempo. Colaborador para as TVs Geraes, Canal 20 e InterTV e Rádios Terra AM e Transamérica FM.

1 comentários:

ricardo disse...

oi christiano tudo bem, meu nome é ricardo e gostaria de saber quando sera realizada a proxima corrida do exercito em montes claros , moro aqui na vila guilhermina e ouvi dizer que sera em breve se puder me dar noticias agradeço desde ja , obrigado .
bhmoc.cadinho@yahoo.com.br