Montes Claros/Funadem vence o Sada/Cruzeiro e é campeão do Desafio Globominas



O Montes Claros/Funadem é o campeão do Desafio Globominas de Vôlei. Com uma vitória de virada por três sets a um sobre o Sada/Cruzeiro, parciais de 29/31, 26/24, 25/17 e 25/17 em 1h30', na manhã deste sábado, na Arena JK (BH), o time não apenas comemorou seu primeiro grande título com só três meses de existência, mas deixou evidente que o interior de Minas Gerais conta com uma nova força do vôlei brasileiro e com reais chances de assombrar os favoritos na próxima edição da próxima Superliga Nacional de Vôlei.


O oposto Dias Lorena, eleito o melhor jogador do Desafio Globominas, foi o maior pontuador da final. Sua performance impressionou até mesmo quem tem experiência de quase duas décadas de voleibol, como o ex-jogador Tande, hoje comentarista da Rede Globo, que fez a transmissão da final ao vivo para todo o Estado. "Impressionante como ele foi bem em todos os fundamentos", disse o campeão olímpico de 1992, ao confessar que "não viu um defeito na atuação de Lorena", além de destacar a confiança que o oposto mostrou ao longo de toda a partida.


O time contou com Rodriguinho, Ezinho, Diogo, Acácio-Deivid, Dias Lorena e o líbero Brendle. Entraram, ainda, Piá, Leozão, Thiago Salsa. Também fizeram parte da campanha Rodrigo Canhoto e o levantador Cristóvão.


"Mostramos a nossa personalidade. O time é novo e vai dar muito trabalho", resumiu o melhor jogador da final, como nada menos que 34 pontos. Ainda na decisão, o time fez nove aces, treze pontos de bloqueio, 58 pontos de ataque e 25 pontos de erro do adversário. Em Montes Claros, a torcida acompanhou a transmissão do jogo em pontos tradicionais da cidade, como o Mercado Central - e até em salões de beleza. A conquista do Desafio Globominas foi comemorada com fogos de artifício.


NOVA FORÇA


Fruto de uma parceria entre a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Educacional de Montes Claros (Funadem) e a Prefeitura, com o patrocínio do Banco Bonsucesso, o time do Norte de Minas tem apenas três meses de vida e já conta com um currículo impressionante de três finais em torneios no Brasil e na Argentina, sendo, na avaliação da comissão técnica, a mais importante a do Desafio Globominas na Capital Mineira, no qual pôde enfrentar os três melhores times do País na última edição da Superliga (2008/2009).


CAMPANHA – O Montes Claros/Funadem fez uma estreia considerada de gala no Desafio Globominas, na quarta-feira, vencendo o Vivo/Minas por três sets a um (25/20, 16/25, 28/26 e 25/19). No dia seguinte, confirmou a sua força e mostrou aos críticos que o êxito no primeiro jogo não aconteceu por acaso. Derrotou nada menos do que os atuais bicampeões da Superliga: 3x1 sobre o Cimed/Florianópolis (26/24, 31/33, 25/18 e 25/22). Como já estava classificado para a final com uma partida de antecedência, o técnico Marcelo Méndez fez a opção por um time reserva no terceiro compromisso contra o próprio Sada/Cruzeiro e a falta de entrosamento comprometeu o rendimento do time: derrota por três a zero (25/19, 25/21 e 25/22).


Com a força máxima, o troco veio em grande estilo: três a um, de virada. No primeiro set, o time conseguiu se manter em vantagem até o 21º ponto, mas pecou demais nos erros de ataque e passe (17) e acabou permitindo a virada do adversário. Os jogadores reclamaram bastante da atuação do árbitro na decisão de quatro pontos. Nos sets seguintes, o time se encontrou: reduziu os erros e literalmente colocou a bola no chão, reforçado, ainda, pela força de saque (nove aces) e a marcação das jogadas curtas do adversário - as bolas rápidas pelo meio.

O prefeito Luiz Tadeu Leite acompanhou a cerimônia de premiação, assim como presidente do clube, Felipe Oliveira, e pelo menos 200 torcedores da cidade, que se deslocaram para a Arena JK, na Capital Mineira, para acompanhar a decisão do Desafio Globominas, inclusive as mulheres dos atletas.


TÍTULOS: Circuito Internacional de Montes Claros/agosto; Desafio Globominas/outubro; e Copa Banco Província de Buenos Aires/setembro (vice-campeão)


Marcelo Méndez anuncia folga de dois dias


Como reconhecimento à façanha do time em Belo Horizonte, o técnico Marcelo Méndez adiantou ao JORNAL DE NOTÍCIAS que os jogadores vão curtir uma folga de dois dias, se reapresentando para os treinos na terça-feira pela manhã. Afinal, o time está fora de casa há duas semanas. Depois da disputa da Copa Banco Província de Buenos Aires (Argentina), na qual foi o vice-campeão, o time foi direto para a Capital.

Em termos de competições, o Montes Claros/Funadem se prepara para o primeiro circuito do Campeonato Mineiro contra a Politécnica de Uberlândia, Bicas e UCS/Betim, cujo quadrangular acontecerá na Grande BH. Caso seja um dos dois primeiros colocados, garante vaga para o circuito final, que terá os já classificados Vivo/Minas e Sada/Cruzeiro. Segundo fontes da Federação Mineira de Vôlei (FMV), Montes Claros será a sede da decisão, com jogos no Ginásio Poliesportivo.
Compartilhar no Google Plus

Christiano Jilvan

Jornalista com quase 20 anos de profissão. Foi repórter e subeditor do Jornal de Notícias por mais de uma década, além de freelancer para os jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão, Estado de Minas e O Tempo. Colaborador para as TVs Geraes, Canal 20 e InterTV e Rádios Terra AM e Transamérica FM.

0 comentários: