Funorte na semana do Coelho


Em quatro dias, o Formigão vai enfrentar o América duas vezes: pela sobrevivência na Taça Minas Gerais e a liderança do Mineiro Júnior

Pode-se dizer que o Funorte está na semana do Coelho. Isso porque, em apenas quatro dias, o clube tricolor terá dois compromissos contra o América (BH): amanhã, no estádio Independência, pela Taça Minas Gerais, e sábado, em casa, no encerramento do primeiro turno do hexagonal final do Campeonato Mineiro Júnior.

O clube nem pensa em apontar qual é compromisso mais importante. Cada time tem a sua realidade, mas ambos vivem uma boa fase e, por isso, o confronto contra o América já é visto como divisor de águas. O profissional sonha com a vaga na semifinal, mantendo o sonho de ser campeão e disputar a Copa do Brasil/2010, prêmio maior ao ganhador da Taça. Já o Júnior está na terceira colocação, mas passaria a ser líder no caso de uma vitória, já que é o América, com apenas um ponto a mais, que ocupa a ponta do hexagonal final atualmente.


TAÇA MINAS

Em segundo lugar na Chave A com 11 pontos e três vitórias, o Funorte depende de uma vitória simples diante do América para se classificar às semifinais e terminar a primeira fase como líder. Se isso acontecer, enfrentaria o Uberaba (2º da Chave B) no mata-mata, sendo o primeiro jogo no Triângulo Mineiro e a volta no Norte de Minas.

O jogo aconteceria no final de semana passado, mas foi adiado pela Federação Mineira de Futebol (FMF) para esta quarta-feira como forma de coincidir com a data e o horário da outra partida da rodada (Tupi x Valério), que também vale vaga na semifinal. O time de Juiz de Fora vive uma situação parecida à do Formigão. Tem os mesmos 11 pontos, mas uma vitória a menos. No entanto, um êxito amanhã o colocaria à frente do atual líder Villa Nova (13), que já cumpriu todos os seus jogos.

Sem chance alguma de sobreviver na competição, o América já anunciou que manterá o misto de juniores e reservas, mas isso não deve ser visto como agente facilitador pelo FEC, já que há boatos de que o Villa estaria oferecendo um bicho extra para os americanos para não deixar os montes-clarenses vencerem. No entanto, no Independência, o América perdeu todos os jogos como mandante: 1x2 Valério, 2x5 Villa e 1x2 Tupi.


JUNIORES

Já o time júnior tem a semana inteira pela frente para arrumar a casa e enfrentar o América, sábado, às 16 horas, em Montes Claros, pela 5ª rodada do Mineiro. Motivação é o que não falta, afinal vem de duas vitórias, a última delas fora de casa, sábado, diante do Venda Nova (3x2).

O resultado o fez subir uma posição (3º), agora com nove pontos, beneficiado pela derrota do Atlético (6). O América é o líder da principal competição de base do Estado com 10 pontos, enquanto o Cruzeiro tem a mesma pontuação do FEC, mas melhor saldo de gols (14 contra -2). Assim, se o Formigão ganhar do Coelho em casa na pior das hipóteses assumiria a segunda colocação. Caso a Raposa seja derrotada, o time do Norte de Minas passaria para a primeira colocação.

Compartilhar no Google Plus

Christiano Jilvan

Jornalista com quase 20 anos de profissão. Foi repórter e subeditor do Jornal de Notícias por mais de uma década, além de freelancer para os jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão, Estado de Minas e O Tempo. Colaborador para as TVs Geraes, Canal 20 e InterTV e Rádios Terra AM e Transamérica FM.

0 comentários: