Rei do Mountain Bike é de Montes Claros; título internacional

Ele já havia conquistado o título brasileiro modalidade cross country, em Resende/RJ, além de dezenas de provas em nível estadual e regional. Agora, o ciclista de Montes Claros Brunno Sampaio Rodrigues chegou ao nível internacional e reforçou a condição de uma das novas promessas do mountain bike do País.

No domingo, ele foi o primeiro colocado na terceira e última etapa da Copa Internacional Sundown de Mountain Bike, disputada em Congonhas do Campo/MG. Como já havia faturado as duas primeiras etapas, em São Lourenço e Araxá, garantiu o título da categoria Sub-15 com 13 pontos a mais que o vice-campeão geral.

A corrida em Congonhas foi considerada a mais pesada de todas da Copa Sundown por ser da modalidade maratona ao invés do circuito (cross country) como as duas primeiras provas. Mesmo assim, na histórica cidade dos profetas de Aleijadinho, venceu de ponta a ponta os 38 quilômetros de trilhas (quase 40% em subidas), com o tempo de uma hora, 48 minutos e 12 segundos – quatro minutos e dez segundos à frente do segundo colocado, Fernando Ribeiro, de Santo Antonio do Monte.

Nem uma queda contra a cerca, que lhe custou arranhões no braço esquerdo causado pelo arame farpado, atrapalhou os planos. "Foi a prova mais 'braba' da minha vida", resumiu Brunno, que veio para casa com três medalhas: a de primeiro colocado da prova, a de campeão geral da Copa e a de participante. Soma-se a elas, as quatro medalhas das corridas de São Lourenço e Araxá. A categoria Sub-15 em Congonhas contou com 34 inscritos.
60 PONTOS
– Em toda a etapa de Congonhas foram 562 ciclistas de 11 estados brasileiros em 15 categorias de homens, mulheres e jovens. Apenas os adultos receberam premiação em dinheiro. Já na classificação geral da Copa – que tem o reconhecimento de todas as federações internacionais do esporte –, Brunno Sampaio, que completou 14 anos há pouco mais de um mês, somou sessenta pontos, sendo vinte da primeira colocação de cada prova. O segundo colocado Nata Valeriano, de Barbacena, teve 47 pontos.

Para se ter uma idéia do feito do garoto, nas quinze categorias da copa, apenas em três os campeões conseguiram vencer todas as etapas: Pacífico Gelai (Over 55) e Luís Henrique Coculli (Sub-17), além do montes-clarense Brunno.

METAS - O restante de agosto será de folga nas competições, apenas a maratona de treinos. Já em setembro, dois desafios de lascar: a Copa Diamantina, na histórica terra de JK, dia 11, e o Campeonato Brasileiro na modalidade Maratona, dia 27, em Belo Horizonte.
Compartilhar no Google Plus

Christiano Jilvan

Jornalista com quase 20 anos de profissão. Foi repórter e subeditor do Jornal de Notícias por mais de uma década, além de freelancer para os jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão, Estado de Minas e O Tempo. Colaborador para as TVs Geraes, Canal 20 e InterTV e Rádios Terra AM e Transamérica FM.

1 comentários:

maninho disse...

OLA,
Christiano Jilvan

ME CHAMO GUSTAVO FREITAS, SOU TECNICO DE CICLISMO E GOSTARIA DE ENTRAR EM CONTATO COM BRUNNO, VC PODE ME DAR SEU CORREIO OU TELEFONE.

NO AGUARDO.