Tese, Capitão de Corveta, medalhistas...

Tese em Portugal
O diretor de futebol do Funorte, Jeibson Moura, está em Portugal desde o fim de semana, mas não para assuntar qualquer coisa relacionada ao time de futebol ou seus bastidores. Na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), na cidade de Vila Real, vai defender nesta manhã - 9 horas lá, cinco da matina aqui! - sua tese de mestrado: "Aptidão Física relacionada à saúde em escolares brasileiros: análise mediante a bateria de testes motores Fitnessgram".
Busca a titulação de mestre em Ciências do Desporto - Avaliação nas Actividades Físicas e Desportivas".

Possíveis precedentes
A briga deflagrada entre Cassimiro de Abreu e a Liga Montes-clarense por causa da participação – ou não – do clube no campeonato júnior, seja qual for a decisão jurídica, certamente vai abrir precedentes no futebol local. Nos bastidores, já há clubes determinados a não cumprir mais os prazos de inscrições e com a certeza de que serão abonados. Ao mesmo tempo, deixa sinais de que o reclamante pode ir direto ao Tribunal para apresentar recursos, ignorando, assim, a comissão disciplinar. O clube, por sua vez, já anunciou boicote aos demais clubes que forem jogar em seu estádio: não terão o vestiário à disposição; e nada mais de rodadas duplas. Haverá mais capítulos nessa história.

Explicação jurídica
O professor Luiz Carlos Dias, graduado na Educação Física e no Direito, explica a questão jurídica sobre a apresentação do Mandado de Garantia do Cassimiro de Abreu, que foi direto ao TJ ao invés da comissão disciplinar; com base do CBJD. Segundo ele, quando um mandado de garantia é apresentado à Justiça Desportiva, quem analisa e concede a liminar é o próprio presidente do Tribunal (o que aconteceu no caso Cassimiro x LMF). Após a concessão, o mérito é levado aos demais integrantes do Tribunal, que podem - ou não - cassar a liminar.
Artigo 27 - CBJD - Compete aos Tribunais de Justiça Desportiva, "I - Processar e julgar, originariamente: b) os mandados de garantia contra atos dos poderes das entidades regionais de administração do desporto" .


CORTESIA – O Capitão de Coverta Marcelo Sibelino, comandante da Capitania Fluvial do São Francisco em Pirapora, esteve visitando a redação do JN na última semana, acompanhado pelo Major César Ricardo, comandante da 11ª Cia de Trânsito Rodoviário e Meio Ambiente (Montes Claros), e dos jornalistas Luís Eduardo Souza, George Nande, Luís Carlos “Peré” Novaes e Hélio Machado. (Foto: devenetaonline.blogspot.com)

Sobre o Ateneu: ainda não
Em e-mail para a coluna, o leitor Junio Lamberto cita o programa Placar Eletrônico – Na Trave –, da Expressão FM, que fizemos há cerca de dois meses com o âncora Nairlan Clayton e o diretor do Broca, Carlúcio Bicalho, abordando o Ateneu, dentre outros assuntos. Embora o comentário a respeito do clube tenha sido sobre seu trabalho em silêncio, Lamberto quer saber se realmente as coisas estão saindo do discurso para a prática. Junio, por enquanto não. O Estádio João Rebello, que tem apenas as arquibancadas intactas, continua impróprio para o futebol e a sua reforma ainda carece de recursos, que a diretoria ainda não tem em sua totalidade.

“Curto demais nos envergonha e comprido demais nos entristece”
Em Montes Claros, do vice-presidente da República José Alencar Gomes da Silva, ao comparar os discursos com os vestidos das muheres.


Vôlei dourado na festa
Na sua visita a Montes Claros, o ex-atacante Carlão deixou claro que ainda dá suas cortadas. Joga periodicamente não apenas em peladas no Rio de Janeiro, onde mora, mas também com os ex-companheiros da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona '92, em amistosos festivos pelo país afora. Por isso, está acertando um jogo exibição com a geração dourada no aniversário de MOC, dia 3 de julho. Além de Carlão, viriam à cidade Paulão, Maurício, Pampa e Marcelo Negrão. Tande depende de liberação da Globo. Aqui, no próprio blog, confirmamos que a seleção de futsal também vira à cidade no aniversário, graças aos Correios, seu patrocinador oficial.

Primeiro prazo para a Taça
O diretor de futebol da FMF, Edmar Francisco Pires, publicou o edital de convocação dos clubes para a disputa da Taça Minas Gerais. As inscrições devem ser feitas até o dia 4 de junho, impreterivelmente, mas no ato, o clube deverá apresentar laudo de vistoria da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e CREA. Com o próprio suporte financeiro, enquanto um grande patrocínio não vem, o Funorte já disse aos quatro cantos que estará na Taça MG e garante que a documentação está nas mãos, inclusive o laudo sobre a iluminação para jogos noturnos, assinado por um engenheiro eletricista.

BEM RELACIONADO e com informações sobre os bastidores da capital, o jornalista Flávio Anselmo ganha as páginas do JN como colaborador durante a semana. Hoje, ele lança o livro Marias Chuteiras, na Casa do Porre, no charmoso bairro de Santa Tereza, em Beagá. Em breve, promete vir a Montes Claros para apresentá-lo aqui.
COMENTÁRIOS sobre a coluna? Por e-mail montesclaros@folha.com.br
Compartilhar no Google Plus

Christiano Jilvan

Jornalista com quase 20 anos de profissão. Foi repórter e subeditor do Jornal de Notícias por mais de uma década, além de freelancer para os jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão, Estado de Minas e O Tempo. Colaborador para as TVs Geraes, Canal 20 e InterTV e Rádios Terra AM e Transamérica FM.

0 comentários: